Um dos pontos turísticos mais queridos pelos moradores e visitantes de Santa Cruz do Sul, há décadas, é o Parque da Gruta. A área de mais de 17 hectares, situada em meio ao Cinturão Verde e reconhecida pela riqueza paleontológica, é destino para aqueles que buscam a realização de atividades físicas, integração com a natureza ou simplesmente momentos de lazer e confraternização. No entanto, a situação do espaço nos últimos anos não é a mesma de tempos atrás.
No início de fevereiro, uma reportagem da Gazeta do Sul mostrou a falta de cuidados com o parque, situado a dois quilômetros do centro da cidade. Entre os problemas apontados, estavam placas apagadas, materiais quebrados e edificações abandonadas. A situação teve grande repercussão e levantou debates sobre o futuro da área – o vereador Eduardo Wartchow (Novo), por exemplo, sugeriu em sessão da Câmara que o local fosse concedido à iniciativa privada.
LEIA MAIS: Após vistoria, Prefeitura de Santa Cruz planeja ações para recuperar Parque da Gruta
Publicidade
Entretanto, a secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, revelou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 nesta segunda-feira, 4, que está sendo elaborado um projeto de revitalização e ressignificação do Parque da Gruta. Segundo a titular da pasta, o novo conceito deverá ser colocado em prática em 2026.
A reforma incluiria, além da recuperação das churrasqueiras, bancos, mirantes e áreas de lazer em geral, a valorização da gruta que dá nome ao parque. A paleotoca foi escavada há milhares de anos por preguiças-gigantes, animal que habitava a região, hoje já extinto.
LEIA MAIS: Parque da Gruta: meio século de um patrimônio verde em Santa Cruz
Publicidade
Além disso, o trabalho também passaria pela recuperação das trilhas disponíveis no parque. Nas enchentes de 2024, um dos trajetos ficou totalmente obstruído devido a um deslizamento. Jaqueline explicou que o trabalho de liberação não é simples, visto que há risco de novos movimentos da terra. “Tem que ser feito com certo cuidado e com os setores competentes”, reforça. Enquanto isso não acontece, a Prefeitura trabalha com podas no local, que devem ser intensificadas em setembro. Intervenções nas partes elétrica e hidráulica também estão no cronograma.
“E para ano que vem, sim, a gente quer trabalhar nesse projeto novo, que seria ressignificar o parque. E entregar de volta para a comunidade um parque que é tão querido, tão bonito, e que todos nós temos uma memória afetiva”, concluiu a secretária.
Confira a entrevista completa com a secretária Jaqueline Marques de Souza:
Colaboraram Carina Weber e Lucas Malheiros
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade