Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Subcomissão de Defesa do Tabaco se reúne em Santa Cruz nesta sexta

O Brasil é o maior exportador de tabaco e o segundo maior produtor, com o envolvimento de mais de 600 mil pessoas no País

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoverá na próxima sexta-feira, 22, às 9 horas, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a primeira reunião da Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP11. O encontro marca o início das atividades regionais da subcomissão, com o objetivo de promover uma escuta com os diversos elos da cadeia produtiva do tabaco no Estado.

A audiência pública que abre os trabalhos terá como tema central o Diagnóstico inicial do setor do tabaco e perspectivas frente à COP11, com a presença do presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, que participará como painelista. Thesing representa uma entidade do setor que congrega empresas responsáveis por mais de 96% das exportações brasileiras de tabaco e tem papel estratégico na defesa institucional da cadeia produtiva.

LEIA TAMBÉM: Expointer deve ultrapassar R$ 8 bilhões em negócios, projeta secretário estadual da Agricultura

Publicidade

“O Brasil é o maior exportador de tabaco do mundo há mais de 30 anos e o segundo maior produtor global. O setor tem destaque especialmente na Região Sul, com o Rio Grande do Sul respondendo por cerca de 50% da produção nacional”, diz Thesing.

Ele lembra que a cadeia produtiva envolve mais de 600 mil pessoas no País e há cerca de 150 mil famílias produtoras só no Rio Grande do Sul, distribuídas em mais de 200 municípios.

“Além da geração de empregos no campo, o setor movimenta os segmentos industrial, comercial, logístico e de serviços, com importante contribuição para a balança comercial brasileira, por meio de exportações que geram bilhões em divisas anualmente. São alguns dos dados que pretendemos lembrar no evento”, afirma.

Publicidade

Thesing, do SindiTabaco, será painelista | Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: Produtor de Candelária vence prêmio nacional por alta performance no agro

A subcomissão é composta pelos deputados estaduais Marcus Vinícius de Almeida – proponente e relator; Professor Cláudio, Pedro Pereira e Zé Nunes. Seu objetivo é acompanhar as discussões da 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11), promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e prevista para novembro, em Genebra.

Desafios

Os desafios enfrentados pelo setor serão tema do encontro. Entre eles estão as crescentes pressões regulatórias, as mudanças nos hábitos de consumo, a falta de regulamentação para novos produtos, a concorrência internacional, os entraves logísticos e o agravamento do comércio ilegal de cigarros. Este, de acordo com o setor já representa quase 40% do mercado nacional, “gerando perda de arrecadação tributária e ameaçando empregos formais”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Seminário sobre a COP 11 do tabaco será realizado durante a Expointer

A reunião projeta a participação de representantes dos produtores rurais, sindicatos, da indústria, prefeitos, câmaras municipais e entidades regionais. Segundo os organizadores, todos terão a oportunidade de contribuir para a construção de um posicionamento unificado do setor diante da COP11.

As falas e proposições serão incorporadas ao relatório final da subcomissão, que servirá de base para atuação parlamentar e institucional junto aos governos estadual e federal e às representações brasileiras em fóruns internacionais. O plano de trabalho também prevê encontros em grandes regiões produtoras de tabaco no decorrer de setembro, além de uma audiência pública conjunta na Expointer, em Esteio, no dia 4 de setembro, às 14 horas.

Publicidade

LEIA MAIS DO AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.