Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Turismo rural impulsiona crescimento em Vera Cruz

Foto: Nascimento MKT/Divulgação

O turismo rural esteve no centro da pauta da reunião mensal da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), realizada no empreendimento Rancho Alto, em Alto Dona Josefa, interior de Vera Cruz. O encontro reuniu representantes de municípios e empreendedores locais para discutir iniciativas que fortalecem a atividade e ampliam a atratividade da região. Após a reunião, os participantes conheceram o café rural organizado pela Associação de Turismo Rural de Vera Cruz (Aturvec), com produtos preparados pelos próprios empreendedores, demonstrando a força da produção artesanal e do associativismo no desenvolvimento do setor.

O presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, destacou que o turismo rural precisa ser entendido como vetor estratégico do desenvolvimento regional. “O Vale do Rio Pardo tem uma vocação natural para receber visitantes e oferecer experiências únicas. Cada novo empreendimento abre caminhos para diversificar a economia e gerar oportunidades no campo”, afirma. Representando a Secretaria Municipal de Turismo, Ivan Marx, salientou que a gestão pública busca criar condições para o crescimento da atividade. “O papel do poder público é viabilizar acessos e infraestrutura, garantindo que o esforço dos empreendedores se transforme em atrativo consolidado para os visitantes”, reforça.

LEIA TAMBÉM: Oito municípios da região estão entre os maiores produtores de tabaco do Sul do Brasil

Publicidade

O protagonismo dos empreendedores rurais foi evidenciado no relato de Raquel Kohls, que ao lado do marido, Jakson, conduz o Rancho Alto. Inaugurado em abril, o espaço aposta na vivência rural, com contato direto com animais e gastronomia caseira inspirada em receitas de família. “Decidimos investir no turismo como forma de sustentar a propriedade e valorizar nossa cultura. É o começo de uma caminhada, mas já sentimos o reconhecimento dos visitantes e a importância de trabalhar em parceria com os colegas da Associação de Turismo Rural de Vera Cruz (Aturvec)”, destaca.

A reunião também reforçou o papel da Aturvarp como articuladora regional e espaço de integração entre os municípios, fortalecendo a troca de experiências e a construção coletiva de estratégias para o setor. Claudiana Y Castro, turismóloga da associação, destacou que o turismo rural cumpre a função de unir o útil ao agradável ao transformar propriedades em vitrines de inspiração para novos empreendedores. Para ela, cada iniciativa precisa nascer com coragem, ser adaptada às condições locais e constantemente aprimorada para agregar valor. “É preciso começar, adaptar e agregar valor. Só assim teremos um produto competitivo, que represente o território e fortaleça a economia local”, destaca Claudiana.

LEIA TAMBÉM: Com quase R$ 800 milhões movimentados, Expoagas tem recordes de público e negócios

Publicidade

O primeiro projeto que será apresentado à Consulta Popular, na assembleia microrregional do próximo dia 27de agosto foi defendido pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo de Vera Cruz, Jorge Marques. A proposta prevê a implantação de sinalização turística em todo o Vale do Rio Pardo, alinhada às obras de duplicação da RSC-287. O objetivo é orientar os visitantes, destacar os empreendimentos locais e valorizar o patrimônio histórico e cultural das comunidades.

A Aturvarp também inscreveu projeto estratégico que busca consolidar a divulgação do programa de promoção regional do turismo “Vale do Rio Pardo: Viva Esta Experiência”. A iniciativa prevê ações de comunicação, campanhas digitais, participação em feiras e press trips para jornalistas e influenciadores, reforçando a visibilidade do Vale do Rio Pardo no cenário estadual e nacional.

O terceiro projeto apresentado tem autoria das pesquisadoras Margrid Kaempf e Carolina Knies, que coordenaram o Inventário Participativo do Patrimônio Cultural do Vale do Rio Pardo. A proposta prevê a continuidade do processo de registro das referências culturais materiais e imateriais dos 23 municípios, fortalecendo a preservação da memória, estimulando o turismo cultural e ampliando o senso de pertencimento da comunidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ingressos para o Festival Nacional da Galinha Recheada já estão à venda; veja valores

Caminhos da fé

O encontro contou ainda com a participação do consultor Alício de Assunção, da agência Passeios da Colônia, de Lajeado, que apresentou o projeto de uma trilha religiosa ligando o Cristo Protetor, em Encantado, ao Cristo Acolhedor, em Sobradinho. A proposta prevê a formatação de um roteiro de longo curso, com sinalização e integração entre municípios, inserindo o Vale do Rio Pardo no mapa nacional dos caminhos autocuidados e ampliando as opções de turismo religioso na região.

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.