Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação Nacional

Professora de Venâncio Aires conquista 2º lugar no Prêmio Excelência Poliedro

O Prêmio Professor Excelência Poliedro é um dos mais prestigiados reconhecimentos pedagógicos do País, reunindo anualmente professores de escolas que utilizam o Sistema Poliedro de Ensino. Em 2025, a professora Rúbia Luisa Quinot Tonello, do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, em Venâncio Aires, garantiu a 2ª colocação nacional na categoria Cidadania, destinada aos anos finais do Ensino Fundamental II.

A docente, que atua na educação há mais de duas décadas, participou pela primeira vez do concurso e foi a única representante do Rio Grande do Sul finalista na categoria. O projeto premiado, intitulado Leitura em Foco, foi realizado em 2024 com estudantes do 8º ano. A proposta promoveu uma abordagem colaborativa e crítica da leitura, incentivando a escuta, o debate e a empatia a partir da obra Extraordinário, de R.J. Palácio. Após o estudo do livro, os alunos criaram uma exposição temática, recriando momentos da história em um espaço imersivo que permitiu a interação de outras turmas, integrando diferentes áreas do conhecimento e reforçando valores como inclusão e responsabilidade social.

LEIA TAMBÉM: Cuias artesanais ganham novo uso em Venâncio Aires

Publicidade

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 25 de agosto, em São Paulo, reunindo representantes de mais de 700 escolas parceiras do Sistema Poliedro em todo o Brasil. O trabalho de Rúbia conquistou o reconhecimento nacional entre mais de dois mil projetos inscritos.

Para a professora, o resultado tem sabor de vitória. “Mesmo sendo o segundo lugar, tem gostinho de primeiro, porque somos a única escola da cidade a receber uma premiação dessa magnitude. É um reconhecimento, um orgulho poder representar a família Oliveira. É o primeiro prêmio dessa proporção na minha carreira.”

LEIA TAMBÉM: Larissa Maciel fala sobre expectativas como soberana da Expointer

Publicidade

Rúbia conta que concorreu com mais de dois mil trabalhos. “É uma imensa satisfação e gratificação. É engrandecedor em um país onde a educação não está em primeiro plano. Queria transformar o Brasil em livros, assim como dizia Monteiro Lobato.”

A professora destaca o pensamento de Paulo Freire, que defende que a leitura é fundamental para a libertação e transformação do mundo, e conclui “Só tenho a agradecer a Deus, aos colegas, ao meu coordenador Thalis, à família, ao meu esposo e aos alunos.”

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.