Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundo dos caminhões

Cristina Rosito apresenta a jovem Livia Amaral, da nova geração na Fórmula Truck

Foto: João Cleber Caramez

Livia Amaral ao lado da experiente Cristina Rosito

A porto-alegrense Maria Cristina Rosito, de 58 anos, radicada em Caxias do Sul, é um dos nomes mais importantes do automobilismo nacional. Incentivada pelo pai, Raffaele Rosito, foi inserida no mundo da velocidade aos 11 anos. Começou no motociclismo, passou brevemente pelo ciclismo e se consolidou no kartismo, já na faixa dos 14 anos. Disputou competições internacionais e foi campeão brasileira e gaúcha.

Com o currículo extenso, recebeu licença para entrar na competições dos carros de turismo aos 16 anos. A primeira prova foram os 500 quilômetros de Interlagos, da modalidade endurance, ao lado de grandes nomes consolidados no cenário como Ingo Hoffmann, Xandy Negrão e os irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi.

LEIA MAIS: Autódromo de Santa Cruz do Sul será reinaugurado nesta sexta-feira; veja programação

Publicidade

“Corri de tudo. Comecei com moto, fui para o kart e passei por carros de turismo, protótipos, dragster e caminhão. Fui ao pódio em todas. Sou a mulher que mais venceu provas no Brasil. Sou a única do Brasil a ter vencido duas provas no mesmo dia em autódromos diferentes”, destaca Rosito, que adora a receptividade Santa Cruz do Sul e já disputou provas pela concessionário Spengler.

A piloto é avaliadora da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Rosito tem o papel de ministrar cursos e orientar novos pilotos. Ela tem uma escola de pilotagem e a carga horária teórica e prática permite que o aluno possa emitir a carteira especial dos profissionais de pilotagem. “Fiz a avaliação de praticamente 80% do atual grid da Fórmula Truck”, salientou.

LEIA MAIS: Confira todos os detalhes da Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Pelas mãos da madrinha

Com a experiência acumulada nas pistas, Rosito tem olho clínico para detectar novos talentos. Foi o que ocorreu com Livia Amaral, de 16 anos, filha do piloto Daril Amaral. A jovem de Pindamonhangaba-SP segue os passos da “madrinha” para ingressar na Fórmula Truck em 2026.

“Vou me dedicar a ela. Quero que ela aprenda tudo que eu aprendi. Uma coisa boa é que ela gosta de mecânica, entende sobre o funcionamento do caminhão. Ela está treinando bem e esperamos que a estreia dela seja muito segura para depois alcançar objetivos maiores”, salienta Rosito. Livia vai ingressar em uma categoria nova, com caminhões totalmente originais. O custo será reduzido e vai agregar 15 nomes ao grid. O total será de 70 caminhões.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE NO GAZ

Publicidade

Para Livia, os caminhões são presença constante desde a infância. O pai era caminhoneiro antes de ser piloto. Ela aprendeu a dirigir os “brutos” com 11 anos e transformou-se em uma espécie de coach do pai. Com os conhecimentos práticos adquiridos, Livia ajuda até mesmo na montagem do motor. A meta de estar na pista como piloto parecia distante, mas está prestes a ser alcançada.

Presidente da Fórmula Truck, Gilberto Hidalgo vai entregar um caminhão para Livia ingressar na nova categoria. A expectativa da menina é alta. “Já fiz o curso para tirar a carteira e vou estrear no ano que vem. Vai ser um sonho e sei que muita gente tem esse sonho. Via a Cris só pela televisão e agora estou fazendo parte deste mundo. Sempre viajei com o meu pai no caminhão e sempre fui apaixonada pelas corridas. Tenho mais facilidade para manobrar uma carreta do que um carro”, comenta.

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.