Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRADIÇÃO GAÚCHA

Acendimento unificado da chama crioula abre festejos farroupilhas em Rio Pardo

Foto: Inor Assmann

Chamas municipal e estadual foram unificadas, marcando início dos festejos na Praça da Batalha do Barro Vermelho, em Rio Pardo

Gaúchos e gaúchas de diferentes rincões se reuniram na manhã de sábado, 13, para dar início aos festejos farroupilhas em Rio Pardo, com o acendimento unificado da chama crioula municipal e da centelha da chama crioula estadual trazida de Caxias do Sul pelo grupo de cavaleiros do CTG Tio Bilinha, de Passo da Areia.

A solenidade foi realizada na Praça 30 de Abril, onde está a cruz que simboliza a Batalha do Barro Vermelho, ocorrida em 30 de abril de 1838 durante a Revolução Farroupilha. O local foi um centro militar e comercial crucial na província, e a vitória dos farrapos nesse confronto foi um feito significativo para a causa rebelde. Rio Pardo também é o berço do Hino Rio-grandense, que foi composto após a batalha do Barro Vermelho.

LEIA TAMBÉM: Evento tradicionalista atrai milhares de pessoas à Praça da Bandeira neste domingo

Publicidade

O ato de abertura foi prestigiado pelo prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, secretário estadual de Agricultura, Edivilson Brum, secretária de Turismo e Cultura de Rio Pardo, Tatiana Bonatto, coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Rossa, representantes de entidades tradicionalistas e comunidade. O tema dos festejos é Ondas curtas para uma história longa, em alusão ao centenário do declamador e poeta Darcy Fagundes e aos 70 anos do programa de rádio Grande Rodeio Coringa.

Um vídeo foi apresentado destacando a história do município na Revolução Farroupilha através da Batalha do Barro Vermelho. Em seguida, o tradicionalista Leandro Silva e o patrão do CTG Tio Bilinha, Daniel Pereira, realizaram o acendimento da chama crioula.

Nesse momento, Silva criou a chama municipal com o uso de uma adaga e a centelha local foi unificada com o fogo estadual trazido pelos cavaleiros do CTG Tio Bilinha. Em seguida, a centelha foi distribuída para as demais entidades tradicionalistas do município.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Maior carreteiro de Santa Cruz alimentou quase mil pessoas

Weslei Machado, do CTG Tio Bilinha e 2º peão da 5ª Região Tradicionalista, disse que essa foi a 18ª vez que a entidade trouxe a chama crioula para a abrir os festejos farroupilhas na Cidade Histórica. “Desde agosto estávamos nos preparativos para buscar a chama em Caxias do Sul, e tivemos uma cavalgada onde tudo transcorreu bem.”

Ele destacou o orgulho por estar participando do ato no lugar onde aconteceu a batalha do Barro Vermelho. “A história de Rio Pardo se mistura com a história do Rio Grande do Sul. Aqui ocorreu um dos combates mais importantes da Revolução Farroupilha e estar nesse local faz o coração bater mais forte. Para mim é uma alegria ser filho de Rio Pardo”, salientou.

Publicidade

A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Rossa, explicou que o ato foi um momento especial para Rio Pardo e 5ª Região Tradicionalista. “Esse local é significativo para os gaúchos. Rio Pardo tem um ponto de história em cada esquina e precisamos torná-la mais conhecida para todos”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Robson Drachler lança livro de poemas sobre amor ao Rio Grande do Sul

Acampamento oferece atrações para todos

A secretária de Turismo e Cultura de Rio Pardo, Tatiana Bonatto, afirmou que a Semana Farroupilha de Rio Pardo terá uma agenda diversificada que visa promover a integração e valorização cultural. “Estamos com uma programação especial no Parque de Eventos com a participação de várias entidades em acampamento. Todas as noites teremos shows musicais e atrações. As demais entidades estão com a sua programação realizada em cada CTG e Piquete”, informou.

Publicidade

Para o desfile de 20 de setembro, Rio Pardo já está com 28 organizações tradicionalistas inscritas. Ela salientou que a Semana Farroupilha sempre é especial e que o município já está se preparando para receber a criação estadual da chama crioula em 2026. “Esse evento irá acontecer na Praça da Cruz da Batalha do Barro Vermelho, e estamos esperando receber mais de 10 mil pessoas.”

O prefeito Rogério Monteiro ressaltou o orgulho pelo fato de o município ter feito parte da Revolução Farroupilha e de o Hino Rio-grandense ter sido criado lá. Sobre a programação, o prefeito convidou a comunidade para prestigiar as festividades. “As pessoas da região estão convidadas para vir ao nosso acampamento farroupilha. O rio-pardense é um povo hospitaleiro e se irmana com todos que venham nos visitar.”

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.