Em entrevista concedida à Rádio Gazeta FM 107,9 nesta segunda-feira, 15, o vereador Edson Azeredo (PL) defendeu a criação do Fundo Municipal do Esporte. De acordo com ele, a proposta já foi protocolada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul e tem como objetivo permitir que recursos destinados especificamente para o esporte não sejam diluídos em outras áreas do orçamento.
Azeredo afirmou que a criação do Fundo Municipal do Esporte está entre os projetos mais importantes do seu mandato. Ele lembrou que já atua fortemente em áreas como saúde, idosos e pessoas com deficiência, mas destacou que também vê no esporte uma função estratégica. “Eu vejo a questão do esporte como um braço do poder público”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Vereador apresentará detalhes sobre os recursos dos financiamentos do Município
Publicidade
Atualmente, quando uma empresa ou empresário quer doar um valor específico para o esporte, os recursos entram em fundos mais amplos, administrados por conselhos como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que depois partilham os valores conforme prioridades estabelecidas.
Nessas situações, nem sempre o destino desejado é atendido. “Por exemplo, se eu hoje botar R$ 50 mil dentro de um fundo e tu me disser: Edson, nós temos aqui para ajudar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (Asan), a Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame) ou a escolinha de futebol do bairro tal. Com toda certeza, vai ser por unanimidade a ajuda destas outras entidades em primeiro lugar. E a gente entende isso. Então, por isso, estou criando o Fundo Municipal do Esporte”, explicou.
O parlamentar destacou que o fundo permitirá doações diretas tanto para entidades quanto para atletas individuais. “Hoje, o município não pode ajudar, por exemplo, um atleta como o Patrick Hermes, que é um corredor aqui do nosso município, ou a Renata Moreira, que é da natação. O município não pode ir lá ajudar uma pessoa específica. Já no Fundo Municipal do Esporte, não. Aqui nós vamos poder fazer o repasse direto para o atleta, independente do que ele representa”, disse.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto que prevê videomonitoramento em paradas de ônibus de Santa Cruz ingressa na Câmara
Além disso, a proposta contempla a manutenção e revitalização de espaços esportivos. Como exemplo, o vereador citou o trabalho realizado por grupos de skatistas em Santa Cruz do Sul. “Eles cuidam, pintam, fazem alguns retoques. Hoje eles tiram do recurso próprio deles. A partir do fundo do esporte, nós vamos poder ter ali, sim, inclusive um apadrinhamento. Uma empresa vai lá e diz: olha, eu vou ser madrinha do skate em Santa Cruz. Então, essa empresa vai manter aquele espaço através do fundo do esporte”, detalhou.
Segundo o vereador, a proposta foi elaborada com apoio de entidades e especialistas e deve tramitar de forma regular na Câmara. “Protocolei na semana passada. Vou deixar tramitar normal, sem pedir acordo de liderança para votar, porque agora estou recebendo as pessoas”, afirmou, citando demandas apresentadas por representantes do basquete, do skate e de outras modalidades.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores aprova Centro de Referência em Obesidade em Santa Cruz
Para Azeredo, o fundo terá papel estratégico no incentivo ao esporte local. “O esporte hoje é um grande braço ao poder municipal. Ele nada mais é do que às vezes chegar em famílias, chegar em pessoas que o próprio poder público não consegue chegar. Principalmente, quando nós estamos falando de famílias carentes”, concluiu.
Ouça a entrevista completa com Edson Azeredo:
*Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade