Após mais de duas décadas de comando de Antônio Cesa Longo na Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a entidade empossou nessa terça-feira, 16, um novo presidente. Natural de Vacaria, mas radicado em Bagé, Lindonor Peruzzo Júnior apresentou metas audaciosas para a gestão, ampliando a sensação de pertencimento dos associados, a força política e o tamanho de eventos tradicionais, como a Expoagas. Resumiu esse desafio no slogan Agas para todos.
Peruzzo concedeu entrevista coletiva em Porto Alegre, e foi empossado em evento à tardinha no Vistal Pontal. Aproveitou para defender a unidade do setor e apresentar metas, como a ampliação dos cerca de 200 associados para mil. “Estamos preparados para isso, com uma equipe boa e diretoria forte. Será muita transpiração”, reforçou.
LEIA MAIS: Com quase R$ 800 milhões movimentados, Expoagas tem recordes de público e negócios
Publicidade
Além de ampliar o tamanho da entidade representativa dos supermercados, pretende conquistar mais força política, com a aproximação junto à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. “Vamos nos mobilizar pelos temas que são importantes para os supermercadistas terem um ambiente mais favorável para o trabalho no dia a dia”, afirma.
Esse reforço na força política, explica, deve possibilitar uma uniformização, por exemplo, do modo como atuam os órgãos de defesa do consumidor, a exemplo do Procon. “Não dá para ter a mesma medida para quem tem uma pequena falha operacional e quem age de má-fé”, justificou.
LEIA TAMBÉM: Expoagas consolida posição como vitrine de oportunidades e inovação
Publicidade
A reforma tributária em andamento no País também é apontada como uma das preocupações do dirigente. Ele acredita que os mercadistas ainda não estão preparados para o que acontecerá e que as mudanças devem ser significativas.
Alterações estão nos planos da diretoria de Peruzzo na Expoagas, que é a feira anual realizada na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Ele pretende ampliar em até 50% o evento. Argumenta que há 110 empreendedores na fila querendo participar, mas a estrutura não viabiliza esse ingresso.
LEIA TAMBÉM: Oito municípios da região estão entre os maiores produtores de tabaco do Sul do Brasil
Publicidade
“Estamos em conversação como o Cláudio Bier [presidente da Fiergs] para a ampliação do espaço destinado à Expoagas para ampliar em, pelo menos, 20%”, adiantou. Um outro evento deve ser direcionado para a Região Oeste do Estado para fomentar o setor naquela área.
Quem é o novo presidente da Agas
Nascido em Vacaria e radicado em Bagé, Lindonor Peruzzo Júnior tem 46 anos. Começou a trabalhar na empresa da família na adolescência, passando por diversos cargos de operação e gestão do varejo até chegar à vice-presidência da PGL Distribuição de Alimentos Ltda.., que opera as marcas Peruzzo Supermercados e EcoMix Atacarejo, com 27 unidades na metade Sul do Estado.
Participando ativamente de diferentes entidades de classe, iniciou sua trajetória na Associação Gaúcha de Supermercados como presidente do núcleo Agas Jovem, em 2005. Marcou sua gestão pela expansão de membros e realização das primeiras visitas técnicas a indústrias fornecedoras. Foi ainda presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) na gestão 2015-2017 e diretor e vice-presidente da Federasul. Em 2025, Peruzzo completa 30 anos de atuação no ramo supermercadista.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Bazar Social da Aapecan é reinaugurado em Santa Cruz
Eleição histórica na entidade
Lindonor Peruzzo Júnior assume o comando da Agas após participar de uma eleição histórica em disputa com o ex-presidente Antônio Cesa Longo. Eles empataram a votação e, para manter a unidade e fortalecer a entidade, chegaram ao consenso de que Longo continuaria na gestão até a Expoagas 2025, e Peruzzo assumiria, com sua diretoria, neste mês de setembro.
“Construímos um formato que manteve o ex-presidente Longo até a Expoagas, e nos entregou o comando a partir de setembro. Temos muito respeito pelas diretorias anteriores, mas entendemos que chegou o momento de oxigenar e trazer mais engajamento político e pertencimento aos associados”, explica Peruzo Júnior.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Serviço de emissão de carteiras de identidade em Santa Cruz terá nova sede no Shopping Germânia
Esse conceito aplicado na entidade será defendido na atração de novos filiados, reforçando o sentimento de pertencimento e congregando empresas de diferentes tamanhos e de todas as localidades gaúchas. Pretende-se criar uma agenda de eventos, capacitações e informativos periódicos que vão auxiliar no embasamento das decisões dos associados.
“Alguns temas são de primeira ordem para o setor, como a Reforma Tributária, que está chegando em janeiro e para a qual a esmagadora maioria dos supermercados não está preparada”, diz. Além disso, demonstrou preocupação com a inflação acima da meta do Banco Central, o câmbio instável e suscetível a choques externos e questões políticas.
“E tem a Taxa Selic em um patamar estratosférico, comprometendo os investimentos. São fatores que deverão desacelerar ainda mais o crescimento do País em 2026, o que nos traz um cenário desafiador”, sublinha.
Jovens e mulheres
A nova diretoria definiu os temas que devem ser tratados dentro dos segmentos da entidade. A sucessão familiar pautará os trabalhos do Agas Jovem, que já foi presidido por Peruzzo Júnior e tem por objetivo formar e congregar jovens sucessores dos supermercados gaúchos. A partir da posse, o dirigente também deflagra um programa de sucessão familiar que pretende trazer os novos dirigentes supermercadistas para dialogarem com o grupo.
“Com mais de 300 membros, o Agas Jovem passa a ser presidido pela santa-mariense Isadora Stangherlin, que terá como missão aproximar as gerações mais antigas e conservadoras dos supermercados, desses novos líderes que a Agas vem formando já há muitos anos. Acreditamos que teremos muito êxito e a entidade contribuirá decisivamente para a continuidade de muitas empresas do segmento”, avalia. Reforça que, além de focar o sucessor, a entidade deverá olhar para o sucedido, como forma de aproximar as duas gerações.
LEIA TAMBÉM: Região definirá a cédula de votação da Consulta Popular na próxima sexta-feira
No Agas Mulher, a nova presidente é Patrícia Machado, que também atuará como diretora-tesoureira da Associação. O núcleo feminino tem como objetivo proporcionar capacitações e encontros entre as mulheres supermercadistas, cada vez mais presentes em cargos de gestão, e irá capitanear uma pauta voltada a ações de sustentabilidade na Agas.
“Queremos reorganizar o Agas Mulher para que tenhamos mais projetos de caráter social, cultural e ambiental, além de promover a valorização e fortalecimento das lideranças femininas, que já vêm tendo muito destaque em nosso setor, majoritariamente familiar”, aponta o presidente. O Agas Mulher conta com 90 integrantes.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!