Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Percepções

Percepções

Publicada recentemente, uma pesquisa do Observatório Banco Itaú, sob o título Percepções sobre a desigualdade no Brasil, confirmou o que já sabíamos, ou seja, de que somos uma nação de enorme desigualdade. Verifique a pesquisa completa em clicando aqui.

Também observou que essa “percepção é mais acentuada entre mulheres (82%), entre indivíduos mais velhos (81% entre 45-59 anos e 80% entre 60 anos ou mais) e pessoas com menor escolaridade (79% com ensino fundamental incompleto ou completo). Apenas 2% dos entrevistados acham que não há desigualdade no país”.

Mencionadas pelos entrevistados, entre as razões da desigualdade destacam-se (em modo decrescente) a ausência de políticas públicas, má gestão pública, corrupção, falta de emprego/desvalorização de mão de obra e discriminação. Surpresa: poucos culparam a má distribuição de renda no país como fator de desigualdade.

Publicidade

Quanto à origem das desigualdades, foram apontados fatores culturais, estruturais e históricos, com destaque à impunidade diante da corrupção e o “jeitinho brasileiro”. Importante: a maioria concorda que “as leis e o funcionamento da economia no país beneficiam os mais ricos, favorecendo poucos e prejudicando muitos”.

Finalmente, entre as expectativas reveladas pelos entrevistados (para superação da desigualdade) destacam-se (em modo decrescente): o investimento e a melhoria no setor educacional, o combate à corrupção, a inclusão produtiva, o investimento na saúde, medidas para equidade racial e de gênero, e o combate à pobreza e à fome.

Importante destacar que entre os atributos e as responsabilidades de governos (para reduzir a desigualdade), a maioria destacou (em modo decrescente) a oferta de “educação de qualidade, garantia de serviços de atendimento à saúde de qualidade, oportunidades de emprego e de formação profissional para os jovens, moradia digna e saneamento básico”, principalmente.

Publicidade

Enquanto isso…
Como em todos os casos, não há consequências sem causas que as antecedam. Em outro relatório, esse do próprio Banco Itaú, é demonstrado que “o governo do Brasil gasta muito mais que outros países e entrega quase nada para os brasileiros”. Acesse e “divirta-se”: clique aqui.

LEIA MAIS TEXTOS DE ASTOR WARTCHOW

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.