Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VISIBILIDADE

Seminário na Unisc debate políticas relacionadas à questão racial e à saúde mental

Especialistas de diferentes áreas conduziram os debates junto ao público na universidade

Especialistas de diferentes áreas conduziram os debates junto ao público na universidade | Foto: Jaime Fredrich

Com uma programação abrangendo temas como justiça com perspectiva racial, saúde mental e enfrentamento à violência, políticas de cotas raciais e saúde, o anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi palco para debates e reflexões do 1º Seminário de Políticas Públicas de Educação e Saúde com foco na população negra do Vale do Rio Pardo. Durante a tarde e noite dessa segunda-feira, 6, especialistas, líderes sociais e comunidade reuniram-se para debater questões consideradas fundamentais à promoção da equidade racial.

Segundo a presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divisão de Santa Cruz do Sul, Catiucia de Lourdes Silveira, que mediou a primeira palestra, com o tema Protocolo para julgamento com perspectiva racial: desafios e estratégias jurídicas, a iniciativa foi construída a muitas mãos. “Temos diversos eventos na cidade, mas é difícil a realização daqueles voltados para a população negra. Aqui buscamos dar voz e visão a essa comunidade dentro de Santa Cruz do Sul.”

LEIA TAMBÉM: Moradores protestam contra a falta de água em Santa Cruz na sessão da Câmara desta segunda

Publicidade

Ainda de acordo com Catiucia, os espaços que vêm sendo criados também precisam ser preenchidos. “Assim como todos os outros colegas, falando no meio jurídico, nós também, como advogados negros, temos a plena capacidade de estar onde queremos estar. Só que, por muitas vezes, os vieses impedem que a gente chegue a determinados locais. Eventos como esse demonstram a grandiosidade de se tratar essas pautas.”

Entre os assuntos em discussão, as cotas raciais foram debatidas em um painel exclusivo. Sinônimo de polêmica, durante a conversa a organização procurou explicar para os participantes a questão e qual sua importância.

O seminário foi promovido pelo PET-Saúde Equidade Unisc/Sesas, em parceria com a OAB Subseção Santa Cruz do Sul, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e programas de pós-graduação em Educação, Promoção da Saúde e Psicologia da Unisc.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.