Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BALANÇO

“A festa está no caminho certo”, diz Mathias Bertram sobre o primeiro fim de semana da 40ª Oktoberfest

Foto: Rodrigo Assmann

Apesar da chuva e sem os carros alegóricos, alguns participantes desfilaram no fim da manhã de domingo com muita animação

Passados os primeiros quatro dias da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que iniciou na última quinta-feira, 9, a festa agora faz uma pausa até voltar na próxima quinta, 16. Enquanto isso não acontece, a organização avalia como foi o fim de semana de abertura. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã desta segunda-feira, 13, o presidente da atual edição da Festa da Alegria, Mathias Bertram, declarou estar “muito feliz e muito satisfeito” com a largada do evento.

O empresário celebrou a colaboração do tempo, com temperaturas agradáveis e pouca chuva. Além disso, destacou que tem ouvido elogios sobre a festa, mas admitiu que a organização já pensa em melhorias que podem ser feitas no parquee até a retomada na quinta-feira. Ele citou também os momentos que reuniram maior público, como o show nacional com Zé Neto & Cristiano no sábado, 11, e o Dia das Crianças no domingo, 12.

LEIA TAMBÉM: Expositores superam expectativas de vendas no primeiro fim de semana da 40ª Oktoberfest

Publicidade

Os números oficiais de público e vendas serão divulgados até esta terça, 14. No entanto, mesmo antes dos resultados serem anunciados, Bertram já adiantou que as vendas estão dentro do esperado. Ele destaca em especial as cervejarias locais, que já no primeiro dia tiveram vendas de 30% a 40% acima do esperado. “A gente tá muito contente com esses números, que refletem que a festa está no caminho certo, que ela está justa”, pontua.

Mathias Bertram também ironizou as publicações que tem circulado nas redes sociais comparando ele e o vice-presidente da 40ª Oktoberfest, Gilberto Eidt, aos protagonistas do filme Debi & Lóide: dois idiotas em apuros. “Eu achei lindo, porque assim, Debi & Lóide é sucesso de bilheteria e eu e ele (Gilberto) estamos sendo sucesso de bilheteria: muita gente vindo ao parque, recorde em cima de recorde, cada dia vindo mais gente pra dentro do parque. Então, eu disse: ‘vamos fazer de um limão uma caipira’, não vamos nem fazer uma limonada, né”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Feira da Agricultura Familiar lança produtos inovadores das agroindústrias na Oktoberfest

Publicidade

Apesar das brincadeiras, o presidente também destacou que a organização está sempre tentando fazer o melhor, entre os erros e os acertos. “Eu acho que isso tem sido visto, a gente tem trabalhado para manter o parque lindo, bonito, limpo e seguro. A gente pensa que o caminho é esse, tantos presidentes e comissões que passaram e fizeram muito bem a festa e a gente também quer fazer, com a 40ª, uma bela Oktoberfest. E estamos no caminho”, refletiu Bertram.

Mathias Bertram fez avaliação do primeiro fim de semana da festa | Foto: Expedito Engling

Pedido de desculpas

Durante a entrevista à Rádio Gazeta, Mathias Bertam também comentou sobre a situação relativa ao desfile temático previsto para o domingo, 12, na Rua Marechal Floriano. Após o horário de início ter sido adiado pela coordenação para as 11 horas e, em seguida, para as 15 horas devido à instabilidade no tempo, sendo depois transferido para a noite do dia 24 de outubro, muitos participantes fizeram a decida no que foi chamado de um “desfile não oficial”.

LEIA TAMBÉM: Com a volta do sol, Dia da Criança foi de intenso movimento na 40ª Oktoberfest

Publicidade

O presidente da 40ª Oktoberfest pediu desculpas pela não-realização da programação originalmente prevista, mas também elogiou o desfile não oficial. “Ouvimos muitas críticas e está tudo certo, a gente está aí para ouvir também. A gente sabe que a paixão que as pessoas têm pelo desfile é a mesma que a nossa”, reforçou. Ele justifica que os adiamentos e a posterior transferência se deram por motivos de segurança, uma vez que a qualquer momento a chuva poderia se intensificar, o que causaria prejuízos aos carros alegóricos, chopeiras, instrumentos, caixas de som e outros equipamentos elétricos. Também disse que seria contra sua vontade cancelar o evento no dia anterior, devido ao trabalho envolvido na organização.

Bertram reforçou que, até o final, a vontade da organização era de fazer o desfile. Mesmo assim, destaca as próximas oportunidades para a população acompanhar os carros alegóricos na Rua Marechal Floriano, com os desfiles temáticos mantidos para os próximos dois domingos de festa, nos dias 19 e 26, além do evento noturno, no dia 24, e dos desfiles da cervejaria Heilige nos sábados, 18 e 25. “Se tudo acontecer bem, aí nós teremos um recorde de sete desfiles, porque vamos considerar esse primeiro também”, frisou.

Confira a entrevista completa com Mathias Bertram

Colaborou Marcio Souza

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.