Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com um amanhecer maravilhoso na segunda-feira, 13, um sol muito bom para todas as culturas agrícolas, isso depois de um final de semana em que a previsão era de chuva e até de temporal em várias regiões do Estado. Menos mal que isso não se confirmou, pois agora poderia ser muito prejudicial para todas as atividades. Entre o sábado e o domingo, choveu não mais do que 5 milímetros em nossa propriedade.
O solo ainda está com bastante umidade, e as plantas querem mesmo é luminosidade e temperatura amena para se desenvolver. Na segunda pela manhã, e mais ainda à tarde, houve vento forte na região, o que quase inviabilizou a maioria das tarefas nas lavouras. Aqui em casa, estamos na etapa do desponte do tabaco, e aplicar o antibrotante com tanto vento fica muito complicado, quase impossível de ser feito.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: vento causa transtornos na lavoura
Publicidade

E iniciamos a colheita do tabaco!
Ontem, 13 de outubro, também se iniciou a colheita do tabaco para nós, um momento sempre muito aguardado por todos os produtores, o de começar a safra de fato. Na foto acima, estamos em meio aos trabalhos de retirada da baixeira em parte da lavoura.
Ali estamos eu, minha esposa Louvane e minha filha Giovana com o namorado dela, Carlos Preuss. Graças aos investimentos que fizemos em novas tecnologias nas últimas temporadas, não dependemos mais de mão de obra de terceiros, podendo cuidar de tudo em família. Com a estufa de carga contínua e a máquina auxiliadora de colheita, temos total autonomia para cuidar de tudo.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: os dias foram de vento frio na região
Publicidade

Agora, essa tarefa vai ser diária
A partir de agora, todo dia será de colheita. Na foto acima. estou junto da primeira câmara já ocupada com tabaco verde na estufa de carga contínua. Ela tem oito câmaras, e cada dia vamos encher uma; quando o tabaco está seco em uma delas, vamos à lavoura e colocamos folhas verdes ali de novo. Assim seguirá até o final do ano.
Claro que no sábado fazemos a colheita antecipada para a câmara a ser completada no domingo. Faremos isso também em dias de muita chuva, quando poderemos antecipar talvez a colheita de dois ou três dias, deixando então essas folhas amarelarem no estaleiro, já no grampo.
Por curiosidade, mesmo com todo o atraso na safra motivado por causa do clima, sempre com muita cerração e dias sem sol, ainda assim conseguimos iniciar a colheita uma semana antes em relação ao ano passado, quando começamos no dia 21 de outubro. São as peculiaridades de cada safra. Conforme o clima, as coisas nunca se repetem exatamente como em anos anteriores.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade