O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira, 20, a fase 4 da Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Vale do Rio Pardo. O levantamento, inédito e de caráter experimental, pretende compreender como a população foi afetada durante a tragédia climática e como está a vida dos moradores um ano depois.
Na região, municípios como Santa Cruz do Sul, Candelária, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz integram a pesquisa, que ocorre entre esta segunda-feira, 20, e segue o último dia do mês, 31 de outubro. Em todo o Estado, mais de 30 mil domicílios de 133 municípios foram selecionados a partir do Censo Demográfico de 2022. A coleta é feita exclusivamente por telefone, pelo número (21) 2142-0123, até 19 de dezembro.
LEIA TAMBÉM: IBGE aponta queda da insegurança alimentar em mais de 2 milhões de domicílios no Brasil
Publicidade
Importante ressaltar que as moradia que serão consultadas receberam uma carta sobre a participação na pesquisa, com um pedido para que os informantes salvem o número do IBGE na agenda de contatos e atendam a ligação. As informações serão coletadas diretamente em chamada telefônica para o celular dos informantes e têm sigilo garantido por lei.
Como confirmar a identidade do agente de coleta
Cem agentes de coleta do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador (CETAC) do IBGE realizarão as entrevistas por meio do número telefônico (21) 2142-0123. O informante pode confirmar a identidade do agente ligando para o número 0800 721 8181 ou pelo e-mail [email protected]. Por esses dois canais, os respondentes selecionados ainda podem agendar dia e horário para a entrevista. Basta informar nome e endereço de recebimento da carta da pesquisa.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa aponta que mulheres têm mais estudo, mas ganham menos que homens
Publicidade
Assim que o morador atender o telefonema do número (21) 2142-0123, o agente do IBGE vai confirmar a identidade dessa pessoa e verificar se ela se enquadra ou não nos critérios para resposta. O informante necessita ter estado presente em algum momento no domicílio no período das enchentes, entre abril e maio de 2024, e ter ao menos 14 anos de idade.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade