Quatro projetos considerados estratégicos para a comunidade vera-cruzense entraram em análise junto ao governo do Estado. Os pedidos foram apresentados em uma reunião da qual participaram o prefeito Gilson Becker, e o vice-prefeito Angelo Hoff, na Casa Civil, em Porto Alegre.
Na lista das demandas estão o recapeamento da ERS-836 em Linha Ferraz, o projeto dos jardins filtrantes, o acesso do loteamento Gressler até o trevo da RSC-287 e a nova ligação entre Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. O encontro contou com a presença do chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estardas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, e do deputado Elton Weber, além dos vereadores vera-cruzenses Martin Nyland e Cristian Wagner.
LEIA TAMBÉM: Complexo educacional Sesi em Santa Cruz receberá investimento de R$ 33 milhões
Publicidade
Durante a reunião, o prefeito vera-cruzense apresentou e defendeu cada uma das propostas e entregou toda a documentação já protocolada junto ao Estado. Ele reforçou a importância do atendimento às demandas para o desenvolvimento regional.
“São projetos fundamentais para o presente e o futuro do município. Saímos da reunião com serenidade e confiança de que as propostas estão bem encaminhadas e sendo tratadas com a devida atenção pelo governo do Estado”, destacou Gilson.
A administração municipal reforçou o pedido pelo recapeamento completo da ERS-836, via considerada essencial para o escoamento da produção e ligação entre comunidades do interior. O projeto já está em tramitação junto ao Daer e foi classificado como prioritário pela comitiva.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz do Sul terá turno único a partir de segunda-feira
O plano para os jardins filtrantes prevê a implantação de um sistema de tratamento natural de efluentes junto ao Arroio Wolfran. A área para instalação já está definida e contará com um barramento no arroio, seguido da criação de lagoas filtrantes para a purificação da água, que será devolvida limpa ao curso natural. A iniciativa visa atender o Marco Legal do Saneamento Básico, que estabelece meta de 90% de esgoto tratado.
Diferentemente dos modelos convencionais, os jardins filtrantes não exigem abertura de ruas ou instalação de redes subterrâneas, reduzindo custos e transtornos urbanos. O município trabalha agora na definição do orçamento e dos estudos técnicos para execução.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Conab anuncia R$ 300 milhões para a safra do arroz
Outros projetos
Outra pauta levada à Casa Civil trata do acesso do Loteamento Gressler até o trevo da RSC-287, considerado essencial para a mobilidade urbana e o desenvolvimento de novos empreendimentos no município. O projeto prevê melhorias na pavimentação e segurança da via.
Em outra demanda, apontada como projeto estruturante, o plano de uma nova ligação entre Vera Cruz e Santa Cruz do Sul busca aliviar o intenso tráfego da ERS-409, que recebe cerca de 15 mil veículos por dia. A proposta prevê uma nova via partindo do Loteamento Gressler, conectando Vera Cruz ao Bairro Navegantes, em Santa Cruz do Sul. As tratativas estão em fase inicial, com diálogo entre os dois municípios e agora também com o governo do Estado.
Publicidade
O vice-prefeito Angelo Hoff destacou o bom andamento da reunião. “As quatro demandas foram recebidas com atenção e compreensão da importância que têm para o desenvolvimento regional. Saímos confiantes de que teremos avanços nos próximos meses”, afirmou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade