Uma ação de fiscalização realizada nesta quinta-feira, 23, resultou na apreensão de cerca de 460 metros de redes de pesca irregulares e na libertação de mais de 240 peixes que estavam presos nos apetrechos no Rio Jacuí, nas proximidades do Anel de Dom Marco, interior de Rio Pardo.
A operação integrada foi conduzida pela Guarnição de Serviço do 2º Grupo de Polícia Ambiental (GPA) de Rio Pardo, com apoio do efetivo e da embarcação do 2º Pelotão de Cachoeira do Sul, em ações de Polícia de Proteção Ambiental. A iniciativa faz parte da Operação Policial Ambiental de Combate aos Crimes de Pesca, deflagrada em razão da proximidade do período de defeso, que tem início em 1º de novembro, na bacia do Rio Jacuí.
LEIA TAMBÉM: Mulher que teria encontrado recém-nascido em Rio Pardo confessa ser mãe da criança
Publicidade





De acordo com a guarnição, a ação contou com o uso de duas embarcações e seis policiais militares. No total, foram retirados do rio mais de 480 metros lineares de redes de pesca instaladas em desacordo com a legislação ambiental vigente, em uma área protegida próxima à barragem.
Após a retirada dos petrechos, mais de 240 peixes vivos foram devolvidos ao rio. Também foram encontrados mais de 300 quilos de peixes mortos e oito biguás.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Pardo
Publicidade
Entre as espécies devolvidas ao ambiente aquático estão piava (Leporinus obtusidens), dourado (Salminus brasiliensis), pintado (Pimelodus maculatus), cascudo (Hypostomus affinis) e cascudo-viola (Loricaria coximensis).
Os materiais apreendidos, que não possuíam identificação de responsáveis, foram recolhidos e encaminhados ao depósito do 2º GPA de Rio Pardo.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!