A poeta, escritora, ensaísta, pesquisadora e filósofa Marli Silveira será homenageada nesta sexta-feira, 7, com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa. Marli é a idealizadora do “Literatura à Flor da Pele”, projeto que envolve escrita, elaboração de cartas, sarau poético, exposição e música direcionados a mulheres privadas de liberdade, atualmente reclusas no Presídio Estadual Feminino de Rio Pardo.
LEIA TAMBÉM: Gestor cultural santa-cruzense recebe condecoração do governo francês
A distinção foi proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira e teve o aval da Mesa Diretora do Legislativo estadual, colegiado de deputados e deputadas responsável pela gestão do Parlamento gaúcho. A solenidade de entrega da outorga ocorrerá a partir das 9h30, no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo (Rua Andrade Neves, 679). “Trata-se de um trabalho que envolve aproximação, humanização e visibilização das mulheres que se encontram em cumprimento de pena. E toda contribuição que leve à humanização dos espaços prisionais deve ser reconhecida pela sociedade”, afirma Valdeci.
Publicidade
Homenageada
Marli Teresinha Silva da Silveira, é poeta, escritora, ensaísta, pesquisadora e filósofa, com mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) – incluindo estágios pós-doutoral em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-RS, com o projeto a Condição Psicológica da Literatura nas Cercanias da Reclusão Humana – Tensões: Precariedade e (Res)Sentimento.
Foi também secretária municipal de Cultura de Vera Cruz (de 2005 a 2008/2014-2015) e coordenadora de Cultura do Santa Cruz do Sul (de 2009 a 2012). Sua obra, que reúne dezenas de livros, artigos e resenhas, transita entre poesia, filosofia, estética e direitos humanos. Atualmente preside a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e, desde abril de 2023, ocupa a cadeira de número 13 da Academia Rio-Grandense de Letras. Em reconhecimento ao seu trabalho, Marli Silveira foi escolhida “Escritora Homenageada” da 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul (2024 e 2025).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!