Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Emei Aliança deve ser reaberta até maio de 2026, diz secretária

Foto: Albus Produtora

Escola havia sido interditada por causa das movimentações no terreno | Foto: Albus Produtora/Banco de Imagens

Após dois anos de espera, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aliança, em Santa Cruz do Sul, volta a ter perspectivas de receber novamente os alunos. Interditada em setembro de 2023 por causa de uma série de danos estruturais, a instituição passa por reformas e, segundo a secretária de Educação, Jane Sabin, a previsão é que seja reaberta até maio de 2026, quando será realizado o Censo Escolar.

As reformas estão sendo feitas com recursos próprios da Prefeitura, sem necessidade de licitação. De acordo com a secretária, a escola ainda enfrenta problemas sérios no telhado, nos pilares de sustentação do muro e no deck do solário, que precisarão ser refeitos.

LEIA MAIS: Parte da Emei Aliança precisará ser demolida; entenda o que causou o problema

Publicidade

Na última semana, o prefeito Sérgio Moraes havia sancionado a criação de 150 novos cargos de atendente de Emei, visando aumentar o teto para nomeações de funcionários. Segundo Jane, a previsão é que essas vagas sejam ocupadas durante a reabertura da Emei Aliança e a municipalização da Escola Sildo Paulo Goettert, que atualmente é gerida por uma associada.

Relembre

A interdição da Emei Aliança, que funcionava em um prédio de 564,57 metros quadrados, havia sido determinada em setembro de 2023. A decisão foi tomada após a estrutura ter apresentado problemas como o aparecimento de fissuras e algumas movimentações no terreno, devido às chuvas intensas, e a dilatação de materiais. Chegou a ser cogitada até mesmo a demolição e reconstrução total da estrutura, visto que havia falhas na drenagem da rua.

LEIA MAIS: Estudo vai apontar se estrutura da Emei Aliança precisará ser totalmente reconstruída; entenda

Publicidade

À época, o educandário atendia 103 alunos, sendo 41 na pré-escola e 62 na creche. Eles foram realocados para outras instituições do município. No caso das crianças de 4 e 5 anos, elas passaram a ser atendidas pela Escola Sildo Paulo Goettert.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.