Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JORNADA NAS ESCOLAS

Programa de educação financeira impacta mais de três mil estudantes em 2025

Momentos do evento de encerramento do ciclo anual da Jornada da Educação Financeira nas Escolas | Foto: Auêh! Filmes

Uma tarde de trocas, aprendizado e celebração marcou a última sexta-feira, 7, quando ocorreu o evento de encerramento do ciclo anual da Jornada da Educação Financeira nas Escolas. A iniciativa integra a frente de responsabilidade social da Sicredi Vale do Rio Pardo concretizada nos programas educacionais desenvolvidos pela cooperativa na região. O encontro, que reuniu professores e gestores das escolas participantes, teve como sede a Associação Alliance One, em Vera Cruz (RS). Em 2025, foram mais de três mil estudantes impactados por meio do movimento.

O evento contou com momentos de conexão, confraternização e intercooperação. Ele celebrou as conquistas do ano, destacando o compromisso de todos com o futuro das novas gerações. “Foi um ano intenso de muitas aprendizagens. Conseguimos nos aproximar mais das escolas com as mostras pedagógicas acontecendo nas próprias instituições. Vivemos meses de descobertas, desafios e cooperação”, destacou a analista de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Vale do Rio Pardo, Daniela Ruppenthal Moura, responsável pela iniciativa. 

LEIA TAMBÉM: Emei Aliança deve ser reaberta até maio de 2026, diz secretária

Publicidade

Em parceria com o Sebrae-RS, como destaque do encontro estava a palestra Cuidar de Si para Cuidar dos Outros: Inteligência Emocional para Educadores, com a consultora empresarial Aline Kosak. Além disso, a Orquestra Escola Santa Cruz Filarmonia fez uma emocionante apresentação de músicas populares brasileiras. Os participantes receberam uma ecobag feita de tecido de guarda-chuvas e sombrinhas produzida por costureiras aprendizes do Projeto Regar, mantido pela Associação Grupo do Bem de Santa Cruz do Sul e ainda exerceram a solidariedade com a doação de matéria prima para a produção, ajudando a transformar o que seria descarte em novas possibilidades.

Jornada

O propósito da Jornada da Educação Financeira nas Escolas é instigar estudantes e docentes a fazerem escolhas conscientes sobre educação financeira, sustentabilidade e meio ambiente. A temática é transversal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa habilita professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental com metodologia baseada no contexto e realidade de cada comunidade escolar. Além dos estudantes impactados, em 2025, a iniciativa contabilizou 43 escolas participantes, mais de 250 professores envolvidos, em 
nove municípios da região.

LEIA TAMBÉM: Parque da Expoagro Afubra sedia etapa municipal de Campeonato de Robótica nesta sexta

Publicidade

A Sicredi Vale do Rio Pardo iniciou a Jornada em abril de 2021. “A educação financeira é muito importante para o futuro dos jovens. As escolas e os professores como nossos parceiros reafirmam o acreditar no cooperativismo para transformar vidas. Estamos felizes em reconhecer tudo que já construímos juntos”, ressaltou o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry. No próximo ano, o compromisso com a educação continua com mais um ciclo da iniciativa.

Resultados

Conforme Daniela, responsável pela Jornada, a cooperativa tem recebido retornos importantes das escolas e professores, como, por exemplo, o destaque de projetos em mostras científicas. Diante disso, está o Colégio Estadual de Monte Alverne (CEMA), do interior de Santa Cruz do Sul, que está muito satisfeito com a parceria. Durante 2025, o educandário realizou diversos projetos dentro da metodologia da iniciativa, sendo inscritos e premiados em eventos de apresentações de instituições de ensino técnico e superior.

LEIA TAMBÉM: Colégio São Luís debate clima após catástrofes no Rio Grande do Sul

Publicidade

Na Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2025 – da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o projeto Meu Bicho, Meu Custo: Cuidando do Bolso e do Planeta, representado pelo 3º Ano, ficou em 1° lugar Anos Iniciais (1° a 3° anos). Ele consiste na investigação dos custos e cuidados com animais de estimação, relacionando educação financeira e consciência ambiental. O trabalho Unindo Campo e Cidade: Um Modelo de Cidade Sustentável, desenvolvido pelo 4º Ano, também ganhou notoriedade com Menção Honrosa Anos Iniciais (4° e 5° anos). Ele integra educação financeira e ambiental por meio de atividades práticas e interdisciplinares.

Com 3° lugar na área de Ciências Humanas da 9ª Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) ficou Gerações, Grana e Gaita: Criando Caminhos para a Sustentabilidade Financeira, realizado por alunos do 5º Ano. O projeto tem como produto um teatro com a educação financeira como pano de fundo das relações entre avós e netos. “A Jornada da Educação Financeira ampliou as metodologias de iniciação científica pensando na Educação Financeira para além do dinheiro, mas em valores mais profundos relacionados a sustentabilidade no contexto local”, salientou a supervisora e vice-diretora do CEMA, Débora Vogt.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.