Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Casa das Artes recebe mostra que propõe reflexão sobre o “jardim interior”

Em cartaz na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, a exposição O Jardim que Mora em Mim transforma o espaço em um território simbólico, onde arte e vida se encontram. A mostra reúne obras de 26 artistas do ateliê de Márcia Marostega e propõe uma reflexão sobre o que cada pessoa cultiva em seu interior – memórias, afetos e esperanças que, como um jardim, se renovam com o tempo. 

Com mais de 30 anos de experiência na formação de profissionais em artes visuais, Márcia Marostega – artista e uma das curadoras da exposição – destaca que o título da mostra tem grande significado para os autores, pois simboliza um jardim de imaginação que traz memórias da infância e diversas vivências. “Desenvolvemos esse assunto durante todo o ano, utilizando imagens, referências e até mesmo o próprio quintal.”

Publicidade

LEIA MAIS: Instituto Sinodal Imigrante recebe exposição do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc

Ao longo do ano, o grupo desenvolveu um intenso trabalho de experimentação artística, explorando diferentes técnicas e materiais. As produções envolveram pintura e desenho, com destaque para o uso da tinta acrílica, escolhida pela praticidade e possibilidade de criar texturas e combinações com outros elementos. Também foram utilizados carvão, grafite, pastel, aquarela, nanquim e sanguínea. 

Os artistas, com idades entre 11 e 86 anos, encontraram no ateliê um espaço de troca de experiências e crescimento coletivo. Segundo Márcia, essa convivência fortalece o aprendizado e dá sentido à prática artística, transformando o processo criativo em um gesto de esperança, cor e aconchego em tempos desafiadores. “É uma forma de autoconhecimento e aprendizagem.” 

Publicidade

LEIA MAIS: ExpoSin inicia celebração dos 20 anos com homenagem à reconstrução de Sinimbu

Conforme a artista e também curadora da mostra, Juliane Mai, as obras estão expostas no espaço principal da Casa das Artes e no escritório, que está sendo usado como um estúdio de arte. Também há um vídeo sobre o processo de criação da exposição, que pode ser conferido em outro espaço da casa. 

Há ainda uma instalação no cofre, que conta com um manequim que simboliza a união dos artistas. A obra foi montada por meio de flores que os artistas pintaram. “Ele fica girando no cofre, tem um som e uma descrição na voz da professora Márcia. Vale a pena ser apreciado”, diz Juliane. 

Publicidade

Além das pinturas, a mostra conta com textos expostos entre as obras, escritos por Sérgio Nilo Schmitt, poeta; Elusa Borowski Morsch, artista; e Marlon Rocha, escritor. Segundo Juliane, os três foram convidados para demonstrarem seus olhares sobre a exposição por meio de palavras. Com o conjunto de criações, a artista espera que o público encontre o seu próprio jardim ao apreciar as obras. “A ideia é tocar o coração das pessoas”, ressalta Juliane.

LEIA MAIS: Show dos Corais da Afubra acontece neste sábado em Santa Cruz

Solidariedade

Além do cunho artístico, a exposição tem caráter social. Parte da venda das obras será revertida para a Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (Asan) e à Associação Pró-Cultura, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis. A doação será feita a partir de um painel especial de obras no formato 40 x 40 centímetros, produzidas pelos artistas do ateliê a partir do tema central da mostra.

Publicidade

Para Riele Kraether, que integra o grupo de criadores da mostra, o artista não deve somente colocar sua arte na tela, mas também ajudar a comunidade por meio de sua criação. Segundo ela, é uma forma de ressignificar a arte. “Quando fizemos isso, ajudamos outras pessoas, tornamos esse ‘jardim’ ainda melhor. É isso o que queremos com a nossa exposição”, diz. 

LEIA MAIS: Invernada do Tropeiros da Amizade realiza pré-estreia nesse sábado

A exposição, que tem entrada livre e gratuita, pode ser visitada até o dia 29, de terça a sexta-feira, das 10 horas às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Aos sábados, o período vai das 10 às 14 horas. A Casa das Artes fica na Rua Marechal Floriano, 651. Mais informações com Juliane Mai pelo telefone (11) 96388 6395 (WhatsApp).

Publicidade

Quem participa

Carmen Pozzobon da Costa, Cida Maria Lucchese, Cristina Eidt, Cristina Nedel, Eli Lawisch, Elusa Borowski Morsch, Helena de Vasconcellos, Ilse O’Meagher, Isabel Goldmeyer, Juliane Mai, Joana Silvestrin Zanon, José Arlei Cardoso, Karin Backes, Márcia Marostega, Marília Martin, Nair Rohde, Nilza Picada, Rafaela Boettcher, Riele Kraether, Silvani Gassen Dal Forno, Solange Pereira, Tania Valentini, Theo Cruz, Traudi Meurer, Virginia Heitling e Zelia Coletti Ohlweiler. 

Juliane, Márcia e Riele participam da exposição, disponível na Casa das Artes

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.