Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DICA DO ROMAR

Livro “Bizâncio: a extraordinária vida de um império medieval” acaba de ser lançado no Brasil

Pense o leitor numa cidade que é três ao mesmo tempo, e todas no mesmo lugar. Essa é Bizâncio, a que já foi Constantinopla e se tornou Istambul, uma das principais cidades da Turquia (a capital na verdade é Ancara). É quase um enigma, tendo em vista que a história dessas três sociedades foi construídas no mesmo território, às margens do Bósforo, do Mármara e do Chifre de Ouro, ponto extremo da Europa, que ali se encontra com a Ásia.

Com tamanha complexidade, deve realmente interessar um livro como Bizâncio: a extraordinária vida de um império medieval, que acaba de ser lançado no Brasil pela editora Kírion, em 372 páginas, a R$ 114,90. A autora é a arqueóloga e historiadora inglesa Judith Herrin, de 83 anos, diversas vezes premiada por seu trabalho de resgate cultural.

LEIA TAMBÉM: Mais um romance do Nobel de 2025

Publicidade

No livro, Judith busca apresentar de forma muito clara os momentos mais importantes da trajetória de Bizâncio, então capital do Império Bizantino, que constituiu a extensão do Império Romano e que subsistiu mesmo após a derrocada do Ocidente. Com seu domínio formidável do contexto histórico da região, ela mostra que, enquanto o cenário ocidental era de desmantelamento, Bizâncio seguia com uma intensa vida econômica e cultural, na confluência entre Europa e Ásia.

Ainda hoje, tanto Istambul quanto o ambiente ao longo do Bósforo são testemunhas das ações e das operações e dos interesses tanto de europeus nesse posto avançado quanto de asiáticos (e russos) justamente de olho no continente. É uma aula não apenas de história, mas de cultura.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.