Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

caged

Com saldo negativo de 1,5 mil vagas, outubro acende alerta no mercado de trabalho em Santa Cruz

O mundo debateu em novembro a questão da produção do tabaco, com a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-11). Os defensores do setor produtivo reforçaram a importância do segmento quando avaliadas as questões econômicas e sociais. Os números apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), referente ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), reforçam a posição dos produtores.

A sazonalidade do setor fez com que o fechamento de vagas fosse superior ao de geração, impactando o saldo de municípios em que tem grande influência, como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. No Rio Grande do Sul, a indústria da transformação do tabaco foi responsável por 45,84% das demissões. Nessas condições, o Estado fechou outubro – mês apresentado pelo MTE – com saldo negativo de 256 vagas.

LEIA TAMBÉM: 40ª Oktoberfest movimentou R$ 60 milhões e recebeu 420 mil visitantes

Publicidade

Santa Cruz e Venâncio deixaram de figurar entre as maiores geradoras de oportunidades de trabalho formal do Estado, levando-se em consideração o acumulado do ano. De janeiro a outro foram 1.133 contratações em empresas santa-cruzenses, o que posiciona o município em 14º no Rio Grande do Sul.

Mas se a indústria puxou para baixo, a agropecuária amenizou a situação. Foram geradas 116 vagas no setor, que foi acompanhado pelo comércio (28) e serviços (24) no saldo positivo.

Setores – Santa Cruz em outubro

SetorSaldo
Agropecuária116
Comércio28
Serviços24
Construção civil-25
Indústria-1.677

LEIA TAMBÉM: Lula envia ao Congresso projetos de lei para criar duas novas universidades federais

Publicidade

Acumulado ano a ano

Desde 2020, ano em que houve a pandemia do coronavírus, somente 2023 teve resultado abaixo de 2025 no acumulado de dez meses.

O dano dos juros

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, tem sido forte crítico da forma como o Banco Central tem atuado na manutenção da taxa de juros Selic – atualmente em 15%. Afirma que a continuidade desse indicador fará com que a economia desacelere, o que, segundo ele, tem sido percebido com a diminuição na geração de empregos. Em outubro o saldo ainda foi positivo no Brasil, com 85 mil novas oportunidades de trabalho.

LEIA TAMBÉM: 13º salário: saiba como planejar o uso da primeira parcela da renda extra

Publicidade

Marinho solicitará ao governo federal a liberação dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quem solicitou o saque aniversário. A legislação determina que os trabalhadores que aderiram não podem fazer a retirada do benefício em caso de demissão. São mais de 13 milhões de brasileiros nessa situação. Com a liberação, que só poderá ocorrer no próximo ano, a economia poderia ganhar uma injeção de recursos, configurando-se em uma forma de reaquecer as vendas e, assim, a geração de empregos.

O Rio Grande do Sul, impactado por dois segmentos da indústria, teve fechamento de vagas. Foram demitidos 256 profissionais a mais do que os admitidos. O setor do tabaco representou 2.612 vagas a menos, seguindo a tradição do período de términos de contratos em função da safra. A área coureiro-calçadista também teve um mês ruim, com menos 1.063 contratos. Nesse caso, não se descarta a influência do tarifaço definido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros.

Entre os municípios da Amvarp

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.