Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALERTA

Santa Cruz registra temperatura de 41 graus; semana terá impactos de ciclone intenso

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

A sensação de calor intenso vivida pelos moradores de Santa Cruz do Sul nesse domingo, 7, não foi somente impressão. Isso porque tratou-se do dia mais quente de 2025 até o momento, com as temperaturas chegando a 41,1 graus na cidade à tarde, conforme a MetSul Meteorologia, batendo também a segunda marca mais alta do Rio Grande do Sul para a data.

Outros municípios da região também tiveram marcas acima de 40 graus, como Vale do Sol, com 40,8 graus, e Candelária, com 40,5 graus. Segundo dados da estação meteorológica da Rádio Gazeta, a sensação térmica no Centro de Santa Cruz atingiu 46,2 graus por volta das 13h45.

LEIA TAMBÉM: Salão Gaúcho de Artesanato e Agricultura Familiar leva 265 expositores ao Parque da Oktoberfest

Publicidade

As temperaturas extremas, no entanto, foram apenas o prelúdio de uma semana que traz muita preocupação para o clima. Isso porque, entre esta segunda-feira, 8, e quinta, 11, o Centro-Sul do Brasil será atingido por um ciclone classificado pela MetSul Meteorologia como “muito intenso”, trazendo impactos significativos. Segundo os meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall, trata-se de um fenômeno incomum em vários aspectos, como a época do ano em que ocorre, a formação sobre o continente, a intensidade, a trajetória errática e a pressão excepcionalmente baixa.

A MetSul afirma que os modelos indicam pressão em terra no Rio Grande do Sul de 985 hPa a 990 hPa, os menores valores desde o furacão Catarina, de 2004. Devido ao deslocamento lento e à trajetória errática, as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste estarão em condições de risco por quatro dias seguidos. Em Santa Cruz do Sul, o acumulado de chuva deve passar de 85 milímetros, além de isso trazer queda nas temperaturas.

LEIA TAMBÉM: Com recuo no leite e arroz, preço médio dos alimentos chega ao menor nível do ano no RS

Publicidade

Já nesta segunda-feira, um centro de baixa pressão começará a instabilizar o tempo nas regiões, com chuva em alguns pontos e possibilidade de raios e temporais isolados. Na terça, 9, o ciclone extratropical se formará, na primeira metade do dia, no Oeste do Rio Grande do Sul, se deslocando para leste da tarde para a noite. Isso provocará chuva generalizada e traz risco de temporais isolados, com vendavais e granizo, podendo ser de fortes a severos, além de rajadas de vendo de 60 a 90 quilômetros por hora no final da tarde e à noite. Em Santa Cruz, estão previstos 55 milímetros de chuva.

Na quarta-feira, 10, o centro do ciclone, na primeira metade do dia, estará entre a Lagoa dos Patos e o Sul do Rio Grande do Sul, ainda mais intenso. De acordo com a MetSul, ainda haverá chuva em muitas áreas, mas de forma menos abrangente e em menor volume que na terça-feira. Também já pode haver aberturas de sol entre períodos de instabilidade nos três estados do Sul. O maior risco é relativo ao vento, que em áreas do Sul, Litoral e entorno da Lagoa dos Patos podem ter rajadas de 100 a 130 quilômetros por hora. Na quinta, o ciclone deverá se afastar, mas ainda pode trazer vento forte na madrugada nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Previsão para os próximos dias em Santa Cruz do Sul*:

  • Segunda, 8
    • Mínima de 19 graus
    • Máxima de 33 graus
    • Chuva prevista: 4,2 milímetros
    • Tempo: chuva fraca 🌧️
  • Terça, 9
    • Mínima de 19 graus
    • Máxima de 20 graus
    • Chuva prevista: 55 milímetros
    • Tempo: chuva forte 🌧️
  • Quarta, 10
    • Mínima de 15 graus
    • Máxima de 19 graus
    • Chuva prevista: 25,9 milímetros
    • Tempo: chuva 🌧️
  • Quinta, 11
    • Mínima de 14 graus
    • Máxima de 29 graus
    • Chuva prevista: 0,2 milímetro
    • Tempo: sol com algumas nuvens ⛅
  • Sexta, 12
    • Mínima de 17 graus
    • Máxima de 29 graus
    • Chuva prevista: 0,1 milímetro
    • Tempo: sol com muitas nuvens ⛅

*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.