A mostra artística de final de ano do Centro Integrado Entre Gerações (Cieg), realizada na manhã desse sábado, 6, celebrou o empenho das crianças e adolescentes participantes das oficinas oferecidas durante 2025. O palco do Espaço Cultural e de Cidadania Rio Pardinho foi o cenário das atividades.
As apresentações iniciaram-se com a exibição de uma produção audiovisual criada nas oficinas de Artes Digitais e Mais Esportes. Na sequência, iniciaram as exibições da Oficina de Dança Folclórica Gaúcha, que teve passos clássicos da tradição como Tirana do Lenço e Rancheira de Carreirinha. Outras atrações foram as esquetes produzidas na Oficina de Artes Cênicas: Sitio do Pica-pau Amarelo em: A Cigarra e a Formiga e O Verdadeiro Sentido do Natal.
LEIA MAIS: Colégio São Luís encerra as atividades com festival
Publicidade
Na mostra da Oficina de Música, o destaque ficou para o canto em dueto da canção Love me Like you do, com acompanhamento instrumental e um pot-pourri com composições como Eu Sei que Vou te Amar, Garota de Ipanema e A Banda. Além disso, músicas como Maria, Maria e Ana Julia foram executadas pela Banda do Cieg, que animou o público a cantar junto.
Um dos momentos marcantes da celebração foi o anúncio dos Destaques do Ano. Os participantes são avaliados mensalmente nas oficinas. Aqueles que aparecem mais vezes nas listas de Destaques do Mês recebem troféus no encerramento das atividades. Em 2025, receberam a distinção: Gabrielly dos Anjos Moraes, Maria Cecília Baumgarten, Natália Rodrigues, Victor Gustavo Breunig e Priscilla Natali dos Santos.
LEIA MAIS: Faculdade Dom Alberto abre fase de transferências e reingresso
Publicidade
Outro anúncio esperado é o dos selecionados para serem jovens aprendizes. Ao encerrarem o Ensino Fundamental e seu ciclo no Cieg, os adolescentes têm a oportunidade de serem contratados para fazer curso técnico no turno oposto ao das aulas do Ensino Médio.
A seleção ocorre mediante avaliações de pontualidade, participação nas atividades e disciplina. Em 2026, Emanuelly Eduarda de Oliveira, Giovana Pietroski, Nathanael Silveira Veloso e Priscilla Natali dos Santos serão contratados pela Universal Leaf Tabacos, de acordo com a Lei da Aprendizagem, para realizarem curso no Centro de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
LEIA MAIS: Vestibular da Unisc movimenta estudantes de 146 municípios do Brasil
Publicidade
Para complementar a manhã de arte e cultura, houve apresentação da Orquestra Escola Santa Cruz Filarmonia, que reúne músicos profissionais e amadores. A presença da orquestra foi uma promoção do Projeto Rio Pardinho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção do Cieg e Skené Projetos Culturais, a programação contou com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a realização do Ministério da Cultura.
Parceria com a comunidade faz parte do projeto
A mostra cultural teve a presença do diretor de Operações da Universal Leaf Tabacos, Leonardo Augusto Flesch; da gerente de Assuntos Corporativos e Regulatórios, Miqueline Maske; da presidente do Cieg, Suzane Tolotti; de João Tolotti, da empresa parceira Charrua Hotel. Também estiveram presentes o diretor da Escola Christiano Smidt, Elias Mayer; Ivone Machado, representando o grupo de teatro de Rio Pardinho, e outras lideranças da comunidade e familiares das crianças e adolescentes.
LEIA MAIS: Universidades gaúchas se unem pela reconstrução sustentável do Estado
Publicidade
Suzane Tolotti afirmou que 2025 foi um ano de grandes aprendizados, desafios superados e conquistas compartilhadas. “Receber seus filhos e filhas, acompanhar suas histórias, torcer por cada passo e celebrar cada conquista é um privilégio imenso. Obrigada por acreditarem no propósito do Cieg”, afirmou, dirigindo-se às famílias. “Seguimos em parceria, de coração aberto e com muita vontade de fazer sempre mais e melhor.”
Para Miqueline Maske, a emoção e a alegria que cada encontro de final de ano em Rio Pardinho proporciona demonstra a importância das atividades desenvolvidas. “É um projeto contínuo, existente desde 2017. É muito mais do que uma iniciativa: é um compromisso contínuo que nos permite planejar, acompanhar e cuidar de cada detalhe, celebrando o desenvolvimento de cada criança e adolescente”, afirmou a gerente de Assuntos Corporativos. Segundo ela, para a Universal Leaf Tabacos, essa ação tem um significado especial.

LEIA MAIS: Vice-presidente da OAB/RS recebe acadêmicos da Unisc para sessão didática
Publicidade
Para saber
O Cieg atende 60 crianças e adolescentes com oficinas e os projetos Pirâmide Alimentar (com oferecimento de café da manhã, almoço e lanche), Projeto +Esportes (da Prefeitura de Santa Cruz do Sul) e Celebrar (patrocinado pelo Charrua Hotel). A gestão das atividades fica a cargo do Programa Universal Leaf Cidadão. As ações buscam o desenvolvimento intelectual, físico e social dos atendidos, bem como a prevenção do trabalho infantil e o fortalecimento da cidadania de crianças e adolescentes do meio rural.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!