Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com a esperança no horizonte de que a chuva finalmente viesse. A previsão era de que tanto na segunda-feira quanto terça e quarta haveria precipitação forte em boa parte do Estado, e torcemos para que isso realmente se confirme, pois toda a agricultura (na verdade toda a natureza) precisa muito de água, de umidade. O fim de semana foi de temperaturas muito altas, acima dos 30 graus. Como o solo já estava muito seco, a maioria das culturas já não aguenta tanto calor.
Estamos há três semanas sem chuva em nossa localidade, e há cerca de um mês sem volumes maiores, e isso já provoca prejuízos em muitas frentes. Há vários anos que não se via uma seca tão intensa assim tão cedo, entre novembro e dezembro, em toda a região.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: a chuva agora será providencial
Publicidade

Várias culturas já vão ter quebra
O tabaco é uma das culturas que mais se ressentem da falta de umidade nesta época do ano. O sol forte queima na pele da gente; então se pode imaginar o efeito que ele tem sobre as folhas finas dessa planta. Elas secam na lavoura, e com isso ocorre perda tanto na qualidade quanto na produtividade. Outras plantações são afetadas, como o milho, o que se pode ver na foto acima.
O momento era de enchimento do grão, nas espigas, e já se pode dizer que o prejuízo é enorme. Mesmo que a chuva venha, a tendência é que as plantas acima vamos cortar para servir ao gado, pois não alcançarão o resultado esperado. E isso que o milho que plantamos no cedo era para nosso consumo, como milho verde, bem como para servir o grão aos animais ou para venda de excedente.
Do mesmo modo, já sabemos que haverá quebra na safra de tabaco; vai depender da chuva para sabermos se será na proporção atual, ou se os prejuízos em volume e qualidade serão ainda maiores.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: expectativa por uma boa chuva

Visita do secretário Edivilson Brum
Na semana passada, recebemos a visita do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum (comigo na foto). Tivemos contato com ele durante a viagem a Genebra, na Suíça, pois ele fez parte da comitiva de líderes que foi acompanhar de perto a 11ª Conferência das Partes (COP-11) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco.
Na ocasião, manifestou interesse em conhecer o cenário atual de infraestrutura e adoção de novas tecnologias na cultura do tabaco, e assim agendou-se a vinda dele a nossa propriedade. Brum quis compreender melhor como se estrutura essa atividade, e mostramos a máquina auxiliadora de colheita, a estufa de carga contínua e o novo pavilhão que construímos.
Publicidade
Sabemos que o empenho dos políticos é essencial para que a agricultura conte com o máximo de respaldo no atendimento a suas demandas, e muito agradecemos ao secretário Brum por essa preocupação que ele demonstra pelo setor.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade