Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ECONOMIA

Temperatura e 13º salário impulsionam as vendas no comércio de Santa Cruz antes do Natal

Foto: Rodrigo Assmann

Com as temperaturas mais amenas após a chuva de domingo, consumidores foram às ruas em busca dos presentes de Natal

O domingo, 21, foi de compras para a artesã Luciane Dávila, de 46 anos. Acompanhada do filho Kauan, ela aproveitou a queda na temperatura para visitar o comércio no entorno da Rua Marechal Floriano em busca dos presentes para o Natal e de amigo secreto. 

Atenta às opções, ela aprovou a estratégia de atendimento em horário especial. Para a consumidora, associado a este aspecto, as promoções também foram um convite para quem precisou ir às compras. “Cabe no orçamento”, observou.

Luciane e o filho Kauan aproveitaram para adquirir os presentes que ainda faltavam | Foto: Rodrigo Assmann

A artesã não foi a única: após o calor intenso registrado no sábado, a chuva desse domingo reduziu a temperatura e fez com que o Centro de Santa Cruz do Sul ficasse lotado no fim da tarde. Na ocasião, as lojas abriram das 16 às 22 horas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Catedral inaugura iluminação com apresentação musical

Para os comerciantes, o clima era de otimismo. Na Esmeralda Óptica e Joalheria a movimentação de clientes foi intensa. “Agora realmente começou o movimento de Natal”, destacou o administrador de marketing do estabelecimento, Pedro Vianna. Segundo ele, o calor dos últimos dias afastou os clientes das ruas. Porém, com a trégua dada pelo sol e o pagamento do 13º salário, os consumidores decidiram sair de casa para ir às compras. 

Na loja, entre os produtos mais procurados estavam os óculos de sol, relógios e alianças. Para atrair os clientes, a óptica conta com condições de parcelamento e descontos que podem chegar até 50%. Para Vianna, o consumo deve aumentar ainda mais nos próximos dias.

Publicidade

Pedro Vianna, administrador de marketing: “Agora realmente começou o movimento de Natal”

Na unidade das lojas taQi, localizada na Rua Marechal Floriano, o gerente Marcelo Giovane da Silva comemorou as vendas. Os descontos e condições de parcelamento e pagamento para daqui a 90 dias contribuíram. Os televisores e eletro aparecem entre os produtos mais adquiridos. “Desde que abrimos, tivemos muitas pessoas entrando e comprando na loja. Vamos ter um bom dia de vendas”, avaliou.

LEIA TAMBÉM: Um ano para buscar realizações e conquistas; veja as previsões de Pai Antônio para 2026

Conforme Silva, a movimentação foi se intensificando em dezembro com a aproximação do Natal. No entanto, considerando a procura nos últimos dias, a expectativa é de fechar o mês com resultados acima do esperado. 

Publicidade

Marcelo Giovane da Silva, gerente de loja: “Desde que abrimos, tivemos muitas pessoas entrando e comprando na loja. Vamos ter um bom dia de vendas.”

O comércio de Santa Cruz ampliou o horário de atendimento até o dia 31 de dezembro. O expediente nos três turnos nas lojas deve seguir ao longo desta semana, para facilitar ao consumidor fazer as compras.

Atenção

Nesta segunda e terça-feira, 22 e 23, as lojas funcionam até as 22 horas. Na quarta-feira, 24, o comércio fecha às 16 horas e não abre na quinta, 25, dia de Natal.

LEIA TAMBÉM: Show-baile de aniversário da Gazeta celebra história e conexão com a comunidade

Publicidade

Tendência é de alta

Na avaliação do presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo (VRP), Mauro Spode, o incremento nas vendas durante o fim de semana se deve ao pagamento do 13º salário. Enquanto no sábado o calor atrapalhou o movimento nas lojas, a chuva registrada no domingo à tarde foi favorável para os comerciantes, alavancando o consumo. Spode acredita que, diferente do que as expectativas indicam, o movimento no Natal será superior ao esperado. “Esperamos um incremento nos próximos dias”, afirmou. 

Compras

A Pesquisa de Final de Ano 2025 da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) aponta gasto médio de R$ 166,93 por presente e estimativa de R$ 742,43 por consumidor. A preferência deve recair pelo comércio de rua. Santa Cruz do Sul integra a amostra estadual, reforçando a leitura de que o comportamento local acompanha a tendência medida no Estado. Itens de confecções, acessórios, perfumaria e artigos de bazar aparecem na preferência dos consumidores.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.