O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) encerra 2025 com a conclusão de todas as negociações coletivas das categorias da alimentação e do tabaco. Segundo a entidade, os acordos e convenções asseguraram, no mínimo, a reposição integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,49% para a data-base novembro e em 4,18% para a data-base dezembro.
No setor da alimentação, foram aprovados os acordos com as empresas Excelsior, Frigorífico Gassen e Schender, além da convenção coletiva da alimentação. O presidente do Stifa, Éder Rodrigues, afirma que o processo foi feito com responsabilidade e foco na valorização do trabalho.
LEIA TAMBÉM: Preço do tabaco para a safra 2025/2026 será negociado em janeiro
Publicidade
“Foram negociações responsáveis, conduzidas com diálogo permanente e muito critério técnico, sempre buscando proteger o salário e assegurar condições justas aos trabalhadores”, afirma. Ele destaca que todas as propostas foram debatidas e aprovadas diretamente nas assembleias, empresa por empresa, “reforçando a legitimidade do processo sindical”.
Já no setor do tabaco, as tratativas resultaram na aprovação de acordos com BAT, JTI e Philip Morris – essa última com data-base em janeiro e pendente apenas da definição do índice inflacionário correspondente. Em relação à data-base dezembro, a convenção coletiva envolveu as empresas Universal Leaf Tabacos, UTC, ATC e Premium. “Em todas as negociações, conseguimos garantir no mínimo a reposição integral do INPC e, em alguns casos, avançar em ganho real de até 2,5%”, ressalta o presidente.
LEIA TAMBÉM: Semana do Natal será chuvosa em Santa Cruz; veja previsão
Publicidade
Entenda
As negociações do setor do tabaco contaram com o apoio institucional da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Tabaco (Fentitabaco), presidida por Rangel Marcon, em articulação permanente com o Stifa, que esteve atuante em todas as mesas. Para Éder Rodrigues, o encerramento dos acordos ainda em 2025 reforça a organização e seriedade da atuação sindical. Segundo ele, resta só o acerto quanto à categoria de refeições coletivas – data-base janeiro – e a negociação com a Germani Alimentos, que tem data-base em fevereiro.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade