Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

arte natalina

Conheça o casal que transforma lares inspirado na magia do Natal

Foto: Arquivo Pessoal

Hoje, as peças são enviadas para clientes em todo o Brasil

Numa coleção, eles procuraram materializar a magia do Natal. Em objetos do cotidiano, como trenós decorativos, carrinhos, renas, castiçais, centros de mesa e boleiras, Francieli Thais Machado, de 30 anos, e Marcelo de Barros Machado, 35, deram aquele toque especial aos momentos compartilhados nas festas de fim de ano. Natural de Santa Cruz do Sul, hoje o casal encontra na madeira o propósito de vida, criando peças únicas em sua propriedade em Paraíso do Sul. O nome do município no qual residem não é apenas uma coincidência.

Marcelo e Francieli com Nico, seu cãozinho de estimação, e o trenó (ao fundo), uma das peças de Natal produzidas | Foto: Arquivo pessoal

Em cada criação, é possível sentir o amor depositado nos processos. Para este fim de ano não foi diferente. “A principal inspiração é imaginar como gostaríamos que o nosso lar estivesse preparado para receber quem amamos. Pensamos muito na memória afetiva do Natal, no encantamento, na união da família e na sensação de acolhimento”, conta Francieli.


LEIA TAMBÉM: Especial de Natal: a magia se renova

Publicidade

Para o casal, tudo passa pelo afeto e intenção. Eles acreditam que o amor, a união, o cuidado e a presença, ainda mais fortes pela passagem da data, podem e devem ser trazidos para o real, através da casa. “Decorar, arrumar e preparar os espaços é uma forma de expressar isso, tanto para quem recebemos quanto para nós mesmos. Nosso trabalho busca justamente isso: transformar sentimentos em matéria, permitindo que não fique restrito apenas a essa época.”

Para dar forma ao sentimento, a matéria-prima é a madeira de demolição, proveniente de casas antigas da região, muitas delas centenárias. “Todo o processo de seleção, tratamento e reaproveitamento é feito por nós. Utilizamos apenas materiais em bom estado estrutural, como pinheiro, grápia e cedro, muito comuns nessas estruturas”, explica Marcelo.


LEIA TAMBÉM: “O principal encanto é fazer as pessoas acreditarem na magia do Natal”, diz o Papai Noel de Santa Cruz

Publicidade

Em meio à produção, a dupla trabalha no desmanche de mais uma casa localizada no centro de Paraíso do Sul. A ideia é aproveitar todos os materiais para construir a própria marcenaria e residência. “Esse processo é compartilhado no Instagram da Murada (@murada.artemadeira), com os bastidores da produção das peças. A vida no interior e o contato diário com a natureza influenciam diretamente nossa forma de criar”, diz Francieli.

O começo de tudo

Casados há cinco anos, antes do início da relação, Francieli e Marcelo Machado eram vizinhos. “Como sempre gostei de organizar a casa e criar ambientes acolhedores, acabava pedindo ajuda para pequenas coisas. Ele sempre foi muito solícito. Com o tempo, a convivência virou conversa, a conversa virou um convite para um vinho, e desde então nunca mais nos separamos”, conta a nutricionista de formação.


A partir daí, a relação sempre esteve ligada à casa, ao cotidiano e ao cuidado com os espaços. “Sempre gostamos de organizar, melhorar e deixar os ambientes mais acolhedores do que encontramos. A casa sempre foi um lugar de conexão para nós”, revela ela, que deixou de atuar na área da nutrição para dedicar-se integralmente ao projeto do casal. Já Marcelo é marceneiro há 20 anos.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.