Uma ação da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul, na manhã desta quinta-feira, 8, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de armas de fogo em uma propriedade em Campos do Vale, no interior de Vale do Sol. Os detidos são pai e filho.
A ofensiva parte das investigações sobre o roubo de uma carga de tabaco, acontecido em setembro de 2025 em Santa Cruz do Sul – o mais velho dos indivíduos detidos, o dono da propriedade, de 43 anos, é apontado como o principal receptador do produto roubado naquela ocasião.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Polícia Civil busca demais envolvidos em roubo de carga de tabaco em Santa Cruz
- Carga de tabaco roubada em Santa Cruz é recuperada em Vale do Sol
No mesmo ponto onde aconteceu a ação, já haviam sido apreendidas duas partes da carga roubada – no entanto, em ambas as vezes, o proprietário não estava no local. Na última diligência, foi apreendida uma arma de fogo, calibre .22, com munições. No decorrer das investigações, a Polícia Civil identificou que haveria outras armas na propriedade, sendo apreendidas na ofensiva desta quinta uma de calibre .12 e outra de calibre .28. Ambas estavam em situação irregular. Cerca de 60 munições foram localizadas.
O outro indivíduo preso se trata do filho do dono da propriedade, que também teria armas de fogo em situação irregular. O seu pai, por sua vez, já tinha antecedentes criminais por roubo, furto e estelionato. A ação desta quinta-feira fez o cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão, expedido pela vara da comarca de Vera Cruz.
Conforme o delegado titular da Draco, Marcelo Chiara Teixeira, a investigação do roubo já está em fase de conclusão, restando algumas diligências a serem concluídas. A partir dos fatos levantados, será elaborado o relatório final com o indiciamento e a descrição da conduta adotada pelos envolvidos.
Publicidade
LEIA MAIS: Segunda parte da carga de tabaco roubada em Santa Cruz é apreendida em ação da Draco
Relembre o caso
Em 22 de setembro, o caminhão foi furtado em Santa Cruz do Sul e recuperado pela Brigada Militar nas margens da RSC-471, abandonado, sem a carga e sem indícios de transbordo no local, em Encruzilhada do Sul. O motorista que conduzia o veículo – que transportava uma carga de tabaco, já selecionada para exportação e avaliada em R$ 655 mil – foi feito refém, amarrado e abandonado em um local isolado, também na área de Encruzilhada do Sul.
No dia 2 de outubro, a Draco recuperou parte da carga roubada, em um galpão na localidade de Faxinal de Dentro e na propriedade de Campos do Vale, ambas em Vale do Sol. Nessa ação, foi presa em flagrante a companheira do dono do local, de 37 anos. Na ocasião, Teixeira salientou que a Polícia Civil seguiria trabalhando para identificar os demais envolvidos no roubo. Uma semana depois, em 9 de outubro, mais quatro toneladas do produto foram encontradas no mesmo local, em um galpão mais afastado.
Publicidade
Colaborou John Kaercher Machado
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade