Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil prende dois homens e apreende armas em Vale do Sol

Foto: John Kaercher Machado

Armas e munições foram apreendidas na ação desta quinta

Uma ação da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul, na manhã desta quinta-feira, 8, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de armas de fogo em uma propriedade em Campos do Vale, no interior de Vale do Sol. Os detidos são pai e filho.

A ofensiva parte das investigações sobre o roubo de uma carga de tabaco, acontecido em setembro de 2025 em Santa Cruz do Sul – o mais velho dos indivíduos detidos, o dono da propriedade, de 43 anos, é apontado como o principal receptador do produto roubado naquela ocasião.

LEIA MAIS:

Publicidade

No mesmo ponto onde aconteceu a ação, já haviam sido apreendidas duas partes da carga roubada – no entanto, em ambas as vezes, o proprietário não estava no local. Na última diligência, foi apreendida uma arma de fogo, calibre .22, com munições. No decorrer das investigações, a Polícia Civil identificou que haveria outras armas na propriedade, sendo apreendidas na ofensiva desta quinta uma de calibre .12 e outra de calibre .28. Ambas estavam em situação irregular. Cerca de 60 munições foram localizadas.

O outro indivíduo preso se trata do filho do dono da propriedade, que também teria armas de fogo em situação irregular. O seu pai, por sua vez, já tinha antecedentes criminais por roubo, furto e estelionato. A ação desta quinta-feira fez o cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão, expedido pela vara da comarca de Vera Cruz.

Conforme o delegado titular da Draco, Marcelo Chiara Teixeira, a investigação do roubo já está em fase de conclusão, restando algumas diligências a serem concluídas. A partir dos fatos levantados, será elaborado o relatório final com o indiciamento e a descrição da conduta adotada pelos envolvidos.

Publicidade

LEIA MAIS: Segunda parte da carga de tabaco roubada em Santa Cruz é apreendida em ação da Draco

Relembre o caso

Em 22 de setembro, o caminhão foi furtado em Santa Cruz do Sul e recuperado pela Brigada Militar nas margens da RSC-471, abandonado, sem a carga e sem indícios de transbordo no local, em Encruzilhada do Sul. O motorista que conduzia o veículo – que transportava uma carga de tabaco, já selecionada para exportação e avaliada em R$ 655 mil – foi feito refém, amarrado e abandonado em um local isolado, também na área de Encruzilhada do Sul.

No dia 2 de outubro, a Draco recuperou parte da carga roubada, em um galpão na localidade de Faxinal de Dentro e na propriedade de Campos do Vale, ambas em Vale do Sol. Nessa ação, foi presa em flagrante a companheira do dono do local, de 37 anos. Na ocasião, Teixeira salientou que a Polícia Civil seguiria trabalhando para identificar os demais envolvidos no roubo. Uma semana depois, em 9 de outubro, mais quatro toneladas do produto foram encontradas no mesmo local, em um galpão mais afastado.

Publicidade

Colaborou John Kaercher Machado

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.