Uma contribuição individual de um santa-cruzense poderá resultar em mais fundos a serem aproveitados nas obras de restauro da Catedral São João Batista. O fotógrafo Inor José Assmann, que de longa data integra a equipe de profissionais da Gazeta do Sul, tomou a iniciativa de elaborar 4 mil cartões-postais a partir de fotografias de sua autoria, arcando com os custos deles, e os doou à Paróquia São João Batista, abrindo mão de direito autoral. A diretoria desta poderá vendê-los, ao valor que ela quiser fixar, a fim de que os recursos obtidos sejam revertidos a favor da revitalização do prédio da igreja.
Assmann repassou os 4 mil cartões na reta final de ano ao padre Rodrigo Eduardo Hillesheim, pároco da Catedral. Eles poderão ser colocados à venda em diferentes locais e momentos, para fácil acesso do público em geral, constituindo ainda item de interesse de turistas ou visitantes.
LEIA MAIS: Catedral inaugura iluminação com apresentação musical
Publicidade
Conforme Inor, são quatro cartões diferentes, mil unidades de cada modelo, no formato de 10×15 cm, todos usando como motivo a própria Catedral, em fotos coloridas: uma da igreja à noite, iluminada, nos festejos de véspera do Natal; outra padrão da igreja a partir da praça; mais uma em panomama a partir do Morro da Cruz; e a quarta em ângulo interno.
No verso, estão as informações gerais de identificação do prédio e da cidade, em português, inglês e alemão, para divulgação junto a estrangeiros. Inor lembra que na Europa e em outros países segue muito em voga a venda de cartões-postais impressos. “Infelizmente, em nossa realidade ainda faltam opções à disposição de visitantes. Quis contribuir também nesse sentido, e em paralelo colaborar na obra de restauro da Catedral”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Pedido de datas para eventos em Santa Cruz devem ser enviados até o dia 12 de fevereiro
Publicidade
O fotógrafo entende que é uma singela contribuição, mas que, em caso de comercialização dos cartões, poderá reverter em recursos a serem usados como a diretoria bem quiser ou precisar. E enfatiza que sua atitude é também uma maneira de convidar outras pessoas, das mais variadas áreas, a se engajarem da forma como para elas é possível. “Se cada um fizer um gesto, ainda que pequeno, toda a comunidade sairá ganhando com a agilização do restauro desse nosso lindo cartão-postal”, diz.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade