Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INICIATIVA

Programa de Aquisição de Alimentos faz parceria com agricultores familiares em Santa Cruz

Reunião foi realizada nessa terça-feira | Foto: Ana Souza/Divulgação

As secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Inclusão e de Agricultura, que fazem a gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santa Cruz do Sul em parceria com os agricultores familiares, realizaram na manhã dessa terça-feira, 13, no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM), uma reunião para discutir os detalhes do programa.

Estiveram presentes o secretário da Agricultura, Zeno Assmann; a subsecretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Nubia Bruch, além de representantes da equipe do PAA, da Emater e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).

O secretário de Agricultura, Zeno Assmann, destacou que nunca se teve tantas agroindústrias familiares no programa. “Serão doze produtos que contribuem para a variabilidade dos cardápios elaborados pelas nutricionistas que atendem os serviços”, disse. Ele citou, entre os produtos, ovos, carne de gado, arroz, pão, bolo, biscoito, mix de legumes e moranga congelados, aipim congelado e pepino em conserva.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Safra de tabaco pode gerar até 11 mil contratações temporárias no RS

Em sua fala, a sub-secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Nubia Bruch, frisou a importância da aquisição de produtos da agricultura familiar. “O Banco de Alimentos precisa continuar e depende muito desta parceria com os agricultores. Os produtos são utilizados na rede socioassistencial do município e que atende as pessoas que estão em vulnerabilidade social”, explicou Nubia.

Entre os objetivos do PAA está o incentivo à produção local e geração de renda dos agricultores, promovendo o desenvolvimento social e econômico e promoção da segurança alimentar. Através da Portaria SESAN/MDS, n° 191 de 29 de agosto de 2025, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, foi habilitada para executar o programa na modalidade compra com doação simultânea no valor de R$ 325 mil.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Como fazer adubo a partir de resíduos? Estado apresenta guia com instruções

O programa beneficiará 38 agricultores familiares locais, adquirindo alimentos in natura e produtos de 10 agroindústrias. Através do Banco de Alimentos, irá repassar para serviços da rede socioassistencial do município, que atende pessoas em vulnerabilidade social. Os itens serão destinados a cozinhas comunitárias, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, abrigos, Albergue Municipal, além de entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Serão fornecidos 55 produtos cadastrados no programa, dentre eles hortifrutigranjeiros, alimentos minimamente processados, processados e orgânicos.

O aumento da oferta pode ser percebido após o início do trabalho que a Secretaria da Agricultura e Secretaria da Saúde estão realizando através do Programa Municipal da Agroindústria Familiar, que atende agricultores que têm interesse em formalizar uma agroindústria, realizando visitas técnicas, orientações, auxílio com a rotulagem de produtos, elaboração de Manual de Boas Práticas, entre outros.

Publicidade

Em dezembro de 2025, o município também foi classificado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) com um valor de R$ 70 mil para outro PAA. Esse programa aguarda orientações do Estado para o início das atividades.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRICULTURA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.