A Operação Reação, deflagrada de forma conjunta pelas forças policiais de Santa Cruz do Sul na manhã desta segunda-feira, 19, teve como objetivo o combate aos furtos registrados no município. Durante a ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em pontos onde ocorre a receptação dos objetos furtados. A ofensiva, com participação da Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Penal, Patrulha Ambiental (Patram) e RGE, mobilizou mais de 60 policiais. Seis pessoas terminaram presas por receptação qualificada.
Em um dos pontos onde foi cumprido mandado, na Rua Curupaiti, Bairro Bom Jesus, os policiais buscaram por objetos furtados e visaram a localização de receptadores. Outros locais onde ocorreram a ofensiva, identificados por meio de investigação, incluem os bairros Goiás, Arroio Grande, Faxinal Menino Deus e Centro. A ação é a primeira fase de uma operação que será continuada ao longo de todo o ano de 2026.
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas durante operação em Santa Cruz
Publicidade
Os crimes que motivaram a ação desta segunda-feira foram registrados desde o fim de 2025 em regiões como os bairros Goiás e Centro, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, além de furtos de fios em vias públicas.
Durante o cumprimento dos mandados, na região do Bairro Bom Jesus, um suspeito em um veículo tentou fugir ao perceber a presença das forças de segurança. Os policiais chegaram a efetuar disparos, mas o homem escapou. Após, foi encontrado na Rua Adolfo Pritsch. O indivíduo não tinha CNH e estava em prisão domiciliar, sendo conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para avaliação jurídica dos fatos.
Ainda, entre os itens apreendidos na ação, estão cabos localizados em um ponto de coleta seletiva às margens da BR-471. Ao todo, foram mais de 100 quilos de fios de cobre e barras de ferro encontrados pelos policiais. Também foram apreendidos onze botijões de gás.
Publicidade
A operação foi comandada pelos delegados da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, Guilherme Dill, e 16ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, Jader Ribeiro Duarte, e o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cristiano Cuozzo Marconatto.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de tele-entrega de drogas é preso pela Brigada Militar em Santa Cruz
Segundo Guilherme Dill, os locais foram identificados a partir de monitoramento, diligências e registros fotográficos, levando à representação dos mandados. “Não será tolerada a atuação criminosa em Santa Cruz do Sul, independentemente do valor do furto ou da gravidade do crime. A Polícia Civil atuará com firmeza para interromper essas cadeias criminosas”, enfatizou. “O número alto de furtos não aconteceria dessa forma se não houvesse os receptadores; Eles estimulam os furtadores, muitas vezes os usuários de drogas, a cometer esses crimes”, explica.
Publicidade
Já Marconatto ressaltou que “os furtos só se mantêm porque existem receptadores que absorvem o produto do crime. Por isso, sempre que houver aumento desses delitos, o foco das forças de segurança será direcionado a quem fomenta essa prática”. Ele acrescenta que, somente nos primeiros dias de 2026, a Brigada Militar já prendeu cinco pessoas em flagrante por furto de fios e cabos.
Ainda, o delegado regional Jader Duarte enfatizou a importância da união entre os órgãos de segurança pública. “Ações integradas entre as instituições são fundamentais para fortalecer a prevenção, a repressão qualificada e a sensação de segurança da comunidade”, comenta.









Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!