Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Literatura

Eduarda Bringmann lança livro de poesia

A jovem autora santa-cruzense Eduarda Bringmann lança seu primeiro livro de poesia, Devora-me ou revelo-te (Editora Penalux, 110 páginas). O evento de lançamento, com sessão de autógrafos, acontecerá nesta sábado, 14, das 14 às 18 horas, na Casa das Artes Regina Simonis, no centro de Santa Cruz do Sul. A atividade terá entrada franca e a presença de uma fotógrafa realizando registros. A obra estará à venda por R$ 40,00 e parte dos valores obtidos vai ser destinada à ONG Protetores da Santa Cruz.

A obra foi finalizada em 2021, reúne 47 poemas e possui textos de contracapa e orelha assinados pelo advogado, professor e escritor Edison Botelho e pelo escritor e cineasta Luiz H. Coelho. “A sensação de lançar um livro é sempre única. Com o Devora-me ou revelo-te, além da euforia de publicação, veio também o nervosismo. Minha poesia foi feita para refletir e questionar”, comenta Eduarda, que faz sua primeira incursão nesse gênero.

LEIA TAMBÉM: Dica do Romar: três gerações de mulheres, por David Grossman

A escritora publicou sua primeira obra aos 15 anos e relata que os poemas sempre estiveram em sua vida. “Desde criança, eu gostava de escrever versos que rimavam, com essência e sentimento, mas não possuía o hábito de leitura do gênero”, lembra. O carinho pela poesia começou quando descobriu a obra de Charles Baudelaire e estudou José de Alencar.

Eduarda afirma que, apesar de ter estudado as técnicas, prefere poemas mais curtos e de forma livre, alguns com rima. “O único ponto comum entre eles é a transmissão de sentimentos humanos, de forma a provocar o leitor a vê-lo dentro daquela narrativa, pela proximidade com que tento passar em cada verso o que realmente é vivenciado por cada um de nós.” Após o lançamento, o livro poderá ser adquirido no site da Editora Penalux, ou diretamente com a autora.

LEIA TAMBÉM: Cantinho dos Poetas é o novo projeto da Biblioteca Pública Municipal

Sobre a autora

Este é o terceiro livro individual de Eduarda Bringmann, de 22 anos, que lançou anteriormente Contos enigmáticos (2015) e O portal de Hades (2017), além de ser coautora das antologias Quarentena poética (2020) e Parem as máquinas (2020). Além de escritora premiada nas categorias contos e poesias, ela é acadêmica do curso de Direito na Unisc e trabalha como auxiliar jurídica. Ministra palestras e participa de trabalhos voluntários com intuito de incentivar a leitura entre os jovens. Ministra palestras em escolas e empresas sobre os passos de publicação de um livro e tipos de escrita, e para escolas públicas não há cobrança de cachê. Atualmente, trabalha na continuação de sua trilogia iniciada com O portal de Hades, escrevendo a sequência A guerra de Hades, ainda sem previsão de lançamento.

Serviço

  • O quê: lançamento do livro Devora-me ou revelo-te, poemas de Eduarda Bringmann
  • Quando: sábado, 14 de maio, das 14 às 18 horas
  • Onde: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, Centro)
  • Apoio: Associação Pró-Cultura
  • Valor: o livro será vendido por R$ 40,00 na data e, após, pelo site da Editora Penalux

LEIA MAIS: Seis escritoras brasileiras que você não pode deixar de conhecer

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.