Marcou época, e firmou-se na memória, uma viagem de bicicleta que um santa-cruzense realizou ainda na década de 1990 atravessando todo o continente americano, até Los Angeles, nos Estados Unidos. Mesmo que, naquele período, a façanha tivesse sido amplamente repercutida na imprensa, não havia sido fixada efetivamente para a posteridade. Essa lacuna, para satisfação dos leitores de livros de viagem, acaba de ser preenchida: está no mercado o volume A grande viagem: 18.250 km de bicicleta pela América – A incrível aventura de Miguel Lawisch, que deixa entrever, já no título, a distância percorrida e o autor daquela façanha.
LEIA TAMBÉM: O homem testa os seus limites em plena Groenlândia
Quem se incumbiu de transformar o depoimento e as lembranças de Lawisch em texto foi o jornalista, escritor, poeta, ensaísta e professor Demétrio de Azeredo Soster, e a obra sai pela editora dele, Catarse, com 218 páginas, no formato 11,5 x 22 cm. Natural de Porto Alegre, Demétrio por muitos anos residiu em Santa Cruz do Sul, onde lecionou junto à graduação e à pós-graduação de Comunicação Social e de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atualmente, está radicado em Aracaju, capital de Sergipe, onde trabalha na Universidade Federal de Sergipe.
Publicidade
Também adepto do cicloturismo, e tendo feito ele próprio diversas viagens longas, que renderam relatos publicados, Demétrio tomou conhecimento da jornada empreendida por Lawisch e, impressionado com o resultado dela, determinou-se a transformá-la em uma reportagem. E ela mereceu um prefácio do cicloturista e escritor Charles Zimmermanm, uma apresentação assinada por Luiz Faccin, empresário e igualmente adepto e incentivador do cicloturismo, e posfácio do próprio Miguel Lawisch, que ainda se incumbiu de fazer a revisão crítica.
LEIA TAMBÉM: Cultura, a alma de um povo



O lançamento da obra envolve diversas ações culturais e de divulgação paralelas e simultâneas. Uma delas é uma exposição de fotos temáticas, com registros de alguns dos mais relevantes momentos da cicloaventura protagonizada por Lawisch durante um ano e quatro meses pedalando pelas Américas do Sul, Central e Norte. Já o primeiro lançamento do livro será neste sábado no evento “Evangelista de Bike”, na localidade de Evangelista, no município de Casca (RS), a 130 quilômetros de Santa Cruz, acima de Guaporé.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: A América vista pelos escritores vindos da Europa
A obra é dividida em três blocos, como descreve Demétrio: o primeiro, composto de 16 capítulos, inicia-se com uma breve contextualização de quem era Miguel Pedro Lawisch antes de pegar a estrada em direção a Los Angeles, bem como suas primeiras aventuras de bicicleta, e se encerra quando ele finalmente alcança Roraima, último Estado onde esteve antes de deixar o País. O segundo bloco, com nove capítulos, está centrado na passagem pela América Central. Por fim, o terceiro e derradeiro, composto igualmente de nove capítulos, detalha o que Lawisch vivenciou no México e nos Estados Unidos. Cada capítulo é aberto com um mapa para o leitor ter uma visão mais clara do trecho da viagem em questão.
O livro também pode ser adquirido na Luiz Faccin Bicicletas, em Santa Cruz, a R$ 50,00, e merecerá lançamento específico na terra natal do cicloturista que, afinal, concretizou essa viagem incomum. Ficará na memória essa viagem que fez história.
Publicidade