Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIA DOS PAIS

A paternidade retratada nas páginas de livros

Neste domingo, 10, Santa Cruz do Sul celebra dois importantes momentos: as comemorações de Dia dos Pais e o encerramento da 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional. Ambos prometem levar as pessoas para a área central do município, aquecendo as compras no comércio e também nas bancas instaladas na Praça Getúlio Vargas.

Os dois eventos têm algo em comum além do caráter comemorativo. Por diversas vezes, a literatura abordou, em diferentes gêneros, o tema da paternidade. E grandes autores clássicos usaram a escrita para expressar os seus sentimentos, sejam eles a angústia ou a felicidade, quanto às relações entre pais e filhos.

Há ainda aqueles em que os pais acabam sendo protagonistas na tentativa de refletir sobre o papel que exercem, como mostram as sugestões a seguir.

Publicidade

Carta ao pai, de Franz Kafka

“Você me perguntou recentemente por que eu digo ter medo de você. Como sempre, fui incapaz de pensar em qualquer resposta, em parte pelo medo que tenho de você, e em parte porque explicar as razões desse medo significaria entrar em detalhes tão numerosos que não consigo mantê-los em mente enquanto falo.”
É com esse parágrafo que Franz Kafka inicia Carta ao pai. A obra escrita pelo autor de O processo elabora, aos 36 anos, um depoimento que jamais seria entregue ao seu pai, Hermann. Nele, o autor de A metamorfose é honesto ao retratar os traumas da infância e a relação entre os dois. Apesar de expor momentos conturbados e em certos trechos, um clima de confronto, há também um notável esforço de reconciliação por parte do escritor.

Um pai de cinema, de Antonio Skármeta

O escritor chileno Antonio Skármeta, patrono da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul em 2012 e entusiasta da cidade, é o autor desta obra que evidencia a ausência da paternidade. Em Um pai de cinema, Jacques é um professor em um pequeno povoado que foi abandonado por seu pai, um forasteiro francês. 
Marcado pela dor, o personagem passa por uma importante reviravolta ao visitar pela primeira um bordel da cidade vizinha. Inicia-se uma belíssima e tocante jornada, na qual Skármeta explora as relações familiares e expressa seu amor pela sétima arte. A obra foi adaptada para o cinema, com o título O filme da minha vida, dirigido por Selton Mello, após Skármeta manifestar aqui em Santa Cruz o interesse em uma película feita pelo ator. Posteriormente, a parceria entre os dois seria efetivada justamente na cidade.

Aquele estranho colega, o meu pai, de Moacyr Scliar

Do caos à reconciliação, a obra de Scliar tem como protagonista Pedro, que vê o pai, um vereador, ser cassado por corrupção. Ele é obrigado a mudar de Estado e abandonar seus amigos e a namorada.
Porém, no que parecia um inferno na terra, o garoto é forçado a conviver com o pai, com quem tinha péssima relação e do qual estava distanciado por anos. O reencontro torna-se uma bela lição, marcada por reviravoltas e pelo desejo sincero do pai de mudar e ser uma pessoa melhor diante do arrependimento.

Publicidade

O clube do filme, de David Gilmour

Diante da difícil jornada como crítico de cinema, o escritor David Gilmour lida com os problemas financeiros e as dificuldades que o filho enfrenta no Ensino Médio. Então, encontra uma saída um tanto quanto inusitada para educar o adolescente de 15 anos: sair da escola, sem precisar trabalhar ou pagar aluguel, desde que assista semanalmente a três filmes indicados pelo pai.
Estava formado o clube do filme, uma maneira não convencional de recuperar a formação do jovem perdido. A cada semana, pai e filho assistiam ao melhor e ao pior da sétima arte, em sessões marcadas por diálogos sobre amizade, drogas, trabalho, música e outras situações.

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.