Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Falta pouco

Abastecimento de água deve ser normalizado ainda na noite deste domingo em Santa Cruz

Equipe realizou a limpeza de reservatório de 3 milhões de litros nesse domingo

Os moradores de Santa Cruz do Sul passaram por um domingo de torneiras secas neste dia 24 – mas foi por uma boa causa. Para a realização da limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA), realizada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), praticamente toda a cidade ficou sem abastecimento de água desde a manhã. Conforme o gerente da unidade local da Corsan, Bruno Barreto, apenas Higienópolis e Linha Santa Cruz não foram afetados pela interrupção deste domingo.

Segundo Barreto, a água deve ser liberada por volta das 22 horas. A partir daí, o abastecimento deve normalizar entre 40 minutos – para as áreas mais baixas – e duas horas – mais altas -, a depender da área da cidade. “Precisamos que a Estação de Tratamento esteja no nível mínimo de 90% de sua capacidade (em volume isso significa 5,4 milhões de litros de água) para que a água chegue nos pontos mais distantes sem a possibilidade de criação de bolsas de ar. Esse problema poderia causar falta de água prolongada e uma demora grande para localizar”, explicou o gerente.

LEIA MAIS: Os prós e contras da privatização da Corsan

Durante o dia, além da limpeza já estabelecida no cronograma, as equipes realizaram outras manutenções, aproveitando que o abastecimento estava interrompido. “Aproveitamos a parada para fazer outras manutenções no sistema que eram necessárias e não podíamos realizar se o abastecimento não fosse interrompido”, comentou Barreto. “Instalamos dois registros de redes em adutoras de água tratada de 300 milímetros, realizamos um conserto na adutora de água bruta e também a manutenção de uma válvula retentora na mesma adutora, além da manutenção de um TAP (equipamento para medir a vazão de água tratada)”, detalhou.

Segundo o gerente local, foram envolvidos cerca de 40 funcionários nas ações deste domingo. A limpeza da Estação de Tratamento de Água faz parte do cronograma de limpeza de reservatórios de água em Santa Cruz do Sul, iniciado na última segunda-feira, 18. As ações seguem até esta segunda-feira, 25, quando dois bairros deverão ter o abastecimento interrompido, durante a manhã: Higienópolis e Linha Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Água contaminada é causa mais provável de surtos de diarreia aguda em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.