Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Abertura da colheita do tabaco é transferida para o Parque da Expoagro; saiba mais

A 7ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco será realizada no Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A data e horário permanecem os mesmos marcados inicialmente: 7 de novembro, às 14 horas.

Os organizadores do evento optaram pela mudança de local em função da previsão do tempo, que prevê fortes chuvas e ventos para a sexta-feira, o que poderia comprometer a estrutura temporária a ser instalada para abrigar o ato e dificultar o acesso ao local. A cerimônia ocorreria na propriedade de Anderson Rafael da Silva Barros, na localidade São José da Reserva, em Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: BAT Brasil promove feira de tecnologia voltada a produtores rurais

Publicidade

O ato que marca simbolicamente o início da colheita do tabaco no Estado é um evento oficial do governo do Rio Grande do Sul, realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Com organização do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a solenidade reunirá também representantes de entidades da cadeia produtiva e de municípios produtores, parlamentares e imprensa para marcar o início da safra 2025/2026.

Na ocasião, também será assinado o acordo de cooperação técnica do programa Tabaco é Agro: Diversificação das Propriedades. Conforme o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, a transferência de local foi uma medida preventiva para evitar possíveis incidentes. “Lamentamos que a cerimônia não possa ocorrer na propriedade de um dos 69 mil produtores gaúchos e esperamos que a abertura da colheita de 2026 ocorra junto a alguma lavoura”, diz.

LEIA TAMBÉM: “Apelamos por bom senso e equilíbrio na COP-11”, afirma presidente do Sinditabaco Valmor Thesing

Publicidade

Produção gaúcha

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de tabaco do Brasil. Na safra 2024/2025, a produção de tabaco na Região Sul do País alcançou quase 720 toneladas, segundo a Afubra. O Rio Grande do Sul concentrou 42% da produção, com 303 mil toneladas por 69 mil produtores, em 206 municípios. O tabaco rendeu aos produtores gaúchos R$ 6,2 bilhões em receita.

LEIA MAIS DO AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.