Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

agricultura

Abertura oficial da colheita do tabaco é cancelada

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Setor do tabaco vive dias de expectativa pela COP-10

Setor do tabaco acredita que as resoluções sejam mais amenas do que se previa inicialmente

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), junto com o SindiTabaco e as secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e de Desenvolvimento Rural (SDR) definiram o cancelamento da Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul, marcada para a próxima sexta-feira, 1º de dezembro, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

LEIA MAIS: Abertura oficial da colheita do tabaco será realizada em Rio Pardo

Esta seria a sexta edição do evento, promovido anualmente pelas secretarias da Agricultura e de Desenvolvimento Rural. 

Publicidade

Importância do tabaco

Dados da Afubra apontam que a produção sul-brasileira de tabaco na safra 2022/2023 foi de 605.703 toneladas, sendo 551.586 toneladas na variedade Virgínia, 46.469 no Burley e 7.659 toneladas no Galpão Comum. O Rio Grande do Sul foi responsável por 42,4% da produção do Sul do Brasil, alcançando 256.947 toneladas.

Dos 1.191 municípios da Região Sul, 490 produziram tabaco na safra 2022/23. O total de famílias envolvidas chega a 125 mil, com uma renda bruta estimada em quase R$ 11 bilhões. Dentro de uma pequena área, estimada em 12 hectares em média, a receita do tabaco é considerada um diferencial: o rendimento de um hectare equivale a 6,37 hectares de soja e 7,66 hectares de milho.

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.