Uma ação em favor do meio ambiente chamou a atenção na região do Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul, na tarde de sábado, 7. Promovida pelo Instituto Binemac, organização não-governamental (ONG) de conservação ambiental, a atividade reuniu um grupo de pessoas para uma caminhada com coleta de lixo, denominada Plogging.
O percurso de dois quilômetros, de ida e de volta, teve saída do Planeta Bola, no Bairro Várzea, percorrendo as margens da BR-471. No total, foram recolhidos 190 quilos de lixo que serão encaminhados para a cooperativa de reciclagem. A atividade integrou a Semana Municipal do Meio Ambiente, que teve sua programação finalizada no sábado.
LEIA TAMBÉM: Instituto instala ecobarreira para conter lixo flutuante em Santa Cruz
Publicidade

Participaram da ação voluntários, integrantes do Instituto Binemac e representantes da Viação União Santa Cruz, que disponibilizaram um veículo para colocação dos sacos de lixo durante a caminhada. Um dos objetivos da atividade era chamar a atenção da população sobre a quantidade de lixo presente no local, conforme explicou uma das fundadoras do Binemac, Brunielle Machado. “É muito lixo, todos os dias, por isso a importância de estar fazendo a ação nesse local”, destacou.
O diretor do Binemac, Vinícius Machado, ressaltou a importância da conscientização do descarte adequado. “Esse local está diretamente ligado às nossas áreas de atuação, porque todo esse lixo vai terminar dentro dos arroios em que atuamos”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Nova ecobarreira com plantas filtrantes é instalada em Santa Cruz para conter resíduos sólidos
Publicidade
O instituto já realizou outros dois mutirões de limpeza, nos quais foram recolhidas 1,3 toneladas de lixo. Também instalou ecobarreiras flutuantes em Santa Cruz: uma no Arroio Lajeado, próximo ao Bairro Várzea, e outra no Arroio Preto. Essas barreiras atuam na retenção de resíduos que passam pelos rios.
Publicidade