Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Conscientização

Ações marcam o Novembro Azul em Santa Cruz do Sul

Foto: Pixabay

Assim como o mês passado foi marcado por ações alusivas ao Outubro Rosa na região, neste mês Santa Cruz do Sul terá atividades em função do Novembro Azul. A campanha mundial alerta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum a atingir os homens, e terá ações organizadas pela Prefeitura e também pelos principais hospitais do município. Neste ano o tema da campanha, que completa dez anos no Brasil, é “Cuide do que é seu”.

Desde segunda-feira, 1º, o Palacinho está sendo iluminado com a cor azul da campanha. Segundo a coordenadora da atenção básica, Fernanda Portugal Carlin, ainda que o Novembro Azul tenha como objetivo alertar para o diagnóstico do câncer de próstata, o município não vai focar apenas nisso. “Há a necessidade dos cuidados com o corpo e a mente da população masculina, prática de alimentação saudável, exercícios físicos, sexo seguro, tudo isso envolve a saúde. As equipes estão focadas no bem-estar físico e mental dos homens”, conta.

LEIA MAIS: Novembro Azul: ESF Glória/Imigrante terá atendimento neste sábado

Conforme Fernanda, a maioria das equipes já definiu a programação, que inclui atividades nas salas de espera das unidades de saúde e orientações nas televisões, que podem ser conferidas por quem aguarda as consultas. Ainda em razão da pandemia, há o cuidado de não gerar aglomerações. Outra tradição que permanece neste ano é a decoração das unidades com tons de azul e os bigodes que são símbolo do Novembro Azul. “As equipes estão se organizando para ornamentar as unidades e fazer o chamamento para este público, para que eles estejam vindo e valorizando mais a questão da saúde”.

Horário estendido

Uma das ações neste mês será o horário estendido de atendimento, voltado para os homens que trabalham e não conseguem buscar atendimento no período regular. Além das consultas médicas, serão ofertados atendimentos odontológicos, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, além de orientações gerais de saúde. “É um mês de conscientização, não que eles tenham que se cuidar só em novembro, mas é um mês para dar mais ênfase aos cuidados”, explica Fernanda. Também será feita busca ativa para realização de vacinas, tanto contra a Covid-19 quanto imunizações de rotina contra tétano e hepatites, entre outras.

Entidades também terão programação especial

Para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul, o mês terá a continuidade das ações do Espaço Acreditar, iniciado no Outubro Rosa. A tenda é instalada em empresas e oferece folhetos e informações educativas a respeito dos exames de prevenção. A entidade também realiza palestras informativas durante o mês, que estão marcadas para acontecer com os funcionários da Construtora Zagonel e da Faculdade Dom Alberto. Durante novembro, a psicóloga da Aapecan faz atividades com os usuários da Casa de Apoio.

No Hospital Santa Cruz (HSC), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) prevê uma ação para a segunda quinzena do mês, voltada aos funcionários. A Cipa irá realizar decorações nas áreas dos funcionários como entrada e saída, refeitório e salas de descanso. Por conta da pandemia, não haverá atividades externas e para o público neste ano.

LEIA TAMBÉM: Medicina nuclear auxilia no tratamento do câncer de próstata

No Hospital Ana Nery, haverá ações internas com atividades da psicologia às terças e quintas pela manhã durante todo o mês, alongamentos e atividades envolvendo os pacientes, realizados pela terapia ocupacional na quartas e quintas pela manhã. Também haverá orientação nutricional e entrega de fôlderes informativos pelos integrantes do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e dos projetos sociais do Ana Nery. Está prevista uma parceria com a fisioterapeuta Natália Rocha de Morais, que falará sobre a importância da atividade física na prevenção do câncer, com distribuição de material informativo. Em 26 de novembro, ocorrerá o Dia do Azul, quando os funcionários do hospital são convidados a vestir peças de roupas nessa cor, em apoio à campanha.

A principal ação voltada à comunidade será a oferta de exames de PSA (antígeno prostático específico) gratuitos, realizados pelo Laboratório Ana Nery. Serão disponibilizados dez exames em cada posto de coleta, que devem ser agendados por telefone. Um evento aberto à comunidade está marcado para este domingo, 7, a partir das 16 horas, na Praça Getúlio Vargas, e será válido pelo Outubro Rosa e Novembro Azul. O encontro é realizado juntamente com a Universidade Unopar. Serão prestadas informações e orientações sobre a prevenção tanto do câncer de mama quanto do câncer de próstata, e haverá venda de produtos Pela Vida.

Exames PSA

Serão realizados gratuitamente pelo Laboratório Ana Nery, com dez em cada ponto de coleta. Os testes devem ser agendados previamente junto ao local onde se deseja realizá-lo.

  • Dia 17 – Laboratório Principal (2106-4484)
  • Dia 18 – Posto de Coleta – Centro (2106-4499)
  • Dia 24 – Posto de Coleta – Casa de Saúde (3711-1171)
  • Dia 25 – Posto de Coleta – Esmeralda (9 8681 9039)

LEIA TAMBÉM: Campanha troca alimentos por livros no Centro de Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.