Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

networking

Adoecimento mental causa preocupação nas empresas; entenda

Foto: Rodrigo Assmann

Evento aconteceu em novo local, no Antigo Bistrô. Participando do Rio de Janeiro, especialista advertiu que problema está piorando

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), US$ 1 trilhão é destinado anualmente no mundo para o tratamento da ansiedade e da depressão. O Brasil lidera o ranking como o país com mais casos de ansiedade e essa também é uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Qual o papel da liderança nesse cenário e como os profissionais de recursos humanos podem auxiliar na busca de soluções para melhorar a qualidade de vida no ambiente corporativo foram assuntos em pauta na edição de maio do Café Empresarial. Realizado na manhã dessa sexta-feira, 23, em novo local – no Antigo Bistrô –, o evento de networking da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz reuniu mais 80 pessoas, entre empresários e profissionais de empresas.

LEIA TAMBÉM: Dia da Indústria: a engrenagem que move o País

Publicidade

Em formato híbrido, o bate-papo teve a participação da psicóloga Andréa Krug, profissional com mais de três décadas de atuação no meio corporativo, ocupando cargos executivos em grandes empresas da América Latina, como Ambev, Cisper, Claro, TIM e Oi. Falando direto do Rio de Janeiro, de forma online, Andrea abordou o tema Bem-estar no trabalho: pessoas, liderança e saúde mental. Dados e tomada de decisão. A apresentação foi mediada no evento pela consultora em saúde mental para empresas Carolina Giachini, que também atua como mentora individual para redução de estresse e ansiedade.

Carolina e Andréa apresentaram o tema

Andréa Krug engloba em sua experiência a condução de diversos processos de gestão de mudanças e desenvolvimento de líderes. Desde 2017, desenvolve aplicações para RH usando inteligência artificial e analytics para mapeamento de talentos e microlearning. Bagagem que compartilhou com os participantes do encontro, propondo provocações e reflexões sobre como os profissionais de RH e os líderes estão conduzindo a gestão das pessoas.

“O quadro de adoecimento mental no trabalho é uma realidade alarmante e está piorando”, alerta. O impacto econômico nas empresas e no sistema de saúde do País reforça a necessidade urgente de mudanças na abordagem do problema. Nos últimos dez anos, a saúde mental gerou 472 mil licenças de afastamento do trabalho, segundo dados da Previdência Social. Nas empresas, o tempo de afastamento, que em média é de seis meses, gera um custo entre R$ 5 mil e 11 mil.

Publicidade

Saiba mais

Causas

A aceleração do mundo digital e hiperconectado tornou tudo urgente e imediato. A grande disponibilidade de informação de fácil acesso gera cada vez mais pressão nas organizações, que precisam dar respostas rápidas às constantes mudanças do mercado e às exigências dos consumidores. “Um cenário desafiador e altamente estressante para o ambiente organizacional”, salientou Andréa. Contudo, afirma que a gestão da saúde mental dos colaboradores é de responsabilidade dos líderes e os RHs têm um papel fundamental nesse processo. “Devem atuar como pontes, ligando os líderes às necessidades de suas equipes.”

O que fazer?

Entusiasta do uso da tecnologia e da IA como ferramenta de apoio à gestão de pessoas, Andréa Krug propôs caminhos alternativos, como forma de quebrar paradigmas e crenças. Rever os processos de gestão e abrir mão de fazer como sempre fez são, como observa a psicóloga, essenciais para o processo de mudança e uma abordagem mais assertiva sobre esse tema.

Networking

Presente no calendário de eventos da ACI há quase duas décadas, o Café Empresarial é um espaço para troca de conhecimentos e networking. Recepcionados com um café da manhã, os convidados têm um momento para integração e participam de roda de conversa sobre um tema atual, ligado ao universo empreendedor. Conforme a diretora-executiva da ACI, Roberta Pereira, a mudança para o Antigo Bistrô é uma inovação que busca trazer mais dinamismo ao evento e conforto aos participantes.
“Poderemos receber mais pessoas e oferecer um espaço mais adequado aos associados”, afirma. O Café Empresarial tem patrocínio de Antigo Bistrô, Cindapa, Dinda Card, Gazeta Grupo de Comunicações, Himarte, Lisaruth, Unisc e Wizard.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.