Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PENALIDADE

Agerst aplica multas contra a Corsan for falhas na repavimentação em seis pontos de Santa Cruz

Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens

Vistorias da Agerst já resultaram em ações para que Corsan arrume as irregularidades

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst) oficializou nesta segunda-feira, 19, por meio de publicação no Diário Oficial dos Municípios, a aplicação de seis multas contra a Corsan/Aegea. As penalidades decorrem de falhas apontadas pelo órgão em obras de repavimentação feitas pela concessionária em diferentes pontos do município.

São apontados problemas nas ruas Félix Hoppe, Samuel Pinto Cortez, Conselheiro Serafim Waechter (Bairro Avenida), João B. de Menezes (Bairro Santo Inácio), Padre Antônio Vieira (Bairro Arroio Grande) e Rua São José (Bairro Goiás). Alguns desses pontos estavam sendo contemplados pelas obras de expansão do esgotamento sanitário. As notificações das irregularidades e infrações contratuais foram feitas entre novembro de 2024 e meio de 2025, por meio do trabalho de fiscalização da agência.

LEIA MAIS: Santa Cruz reforça penalizações contra a Corsan com valores que podem passar de R$ 50 milhões

Publicidade

Nos despachos que formalizaram a decisão, a agência afirma que Corsan apresentou irregularidades como desconformidades na qualidade dos serviços, descumprimento de prazos previstos, existência de valas em vias públicas sem recolocação de paralelepípedos e sinalização de segurança e afundamentos no pavimento. A Agerst reforça os riscos à segurança viária, inclusive citando que, no caso da Rua São José, a má qualidade do pavimento provocou um acidente com um motociclista.

As notificações, baseadas na Carta de Serviços ao Usuário, na NBR ABNT 17.015/2023 e resoluções internas da Agerst, ainda passaram por defesa da Corsan/Aegea e demais trâmites administrativos. No entanto, a Procuradoria-Geral do Município apresentou pareceres jurídicos rejeitando as alegações da concessionária, levando à aplicação de seis multas à empresa, no valor equivalente a dez vezes o valor do Serviço Básico. A companhia pode recorrer das decisões.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.