Santa Cruz do Sul poderá contar com uma estrutura municipal voltada à prevenção dos alagamentos. A proposta foi apresentada por representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst) em reunião na Prefeitura. O objetivo é aprimorar os serviços urbanos de drenagem e manejo de águas pluviais.
A principal sugestão da agência é a criação de um departamento vinculado ao município, com a missão de mapear a rede de canalizações da cidade, identificar pontos críticos e coordenar ações de manutenção, como limpezas, substituições de tubulações e remoção de entulhos. A proposta está alinhada a uma norma da Agência Nacional de Águas (ANA), que estabelece diretrizes obrigatórias para a estruturação dos serviços públicos de drenagem urbana, tanto para entes reguladores quanto para os municípios.
LEIA TAMBÉM: Bloqueio temporário altera acesso da Avenida Independência à RSC-287 em Santa Cruz; veja
Publicidade
Iniciativas como esta chegam em um momento oportuno no qual todas as atenções se voltam para a necessidade de medidas de caráter preventivo a fim de evitar transtornos como os ocorridos há poucas semanas, quando a chuva intensa atingiu a região e voltou a causar estragos nos municípios, alagando casas e danificando ruas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade