O alemão Johannes Marschke, natural da cidade de Doberlug-Kirchhain, distrito de Elbe-Elkster, em Brandemburgo, a cerca de 100 quilômetros de Berlim, passa uma temporada em Santa Cruz do Sul, dentro da qual estabelece contatos culturais em toda a região. Ele chegou no início de janeiro e deve permanecer no Brasil até meados de fevereiro. Marschke conheceu a região pela primeira vez em 2005, e desde então com alguma regularidade faz novas visitas, nas quais estabelece fez vínculos com lideranças e entidades.
Na última quinta-feira, 22, visitou a Redação Integrada da Gazeta, na companhia do professor Nasário Eliseu Bohnen e de Paulo Afonso Trinks, que coordenou a comissão local responsável pela programação das comemorações alusivas aos 200 anos de imigração alemã no Rio Grande do Sul, em 2024. Eles foram recepcionados pelo diretor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Rudolfo Beling.
LEIA TAMBÉM: Veja detalhes sobre evento multicultural em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Marschke empenha-se, na Alemanha, por divulgar a importância da colonização alemã no Rio Grande do Sul e estreitar laços com organismos, com os quais mantém contatos regulares. Em Santa Cruz, inclusive esteve em reunião com o prefeito em exercício Alex Knak, na manhã de quarta-feira. Nessa ocasião, ao lado de Trinks e Bohnen, entregou material relacionado com evento comemorativo na Embaixada brasileira em Berlim, cuja finalidade foi marcar o bicentenário. As celebrações naquele ano, no Rio Grande do Sul, foram comprometidas pela enchente.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade