Na antevéspera do início do período de convenções, o MDB gaúcho deu um passo a mais em direção a uma cada vez mais possível aliança com o PSDB. Nessa segunda-feira, 18, prefeitos do partido aprovaram, por ampla maioria (52 votos a 10), o alinhamento com os tucanos. Participaram 38 prefeitos e 24 vices, número bem inferior ao real de mandatários da sigla no Estado. Ainda assim, a posição deve ter peso no processo de decisão.
LEIA MAIS: MDB nacional defende apoio a Leite, mas diretório gaúcho resiste
Na reunião, os prefeitos de Erechim, Paulo Polis, e de Triunfo, Murilo Machado Silva, defenderam a coligação com o PSDB – hipótese na qual os emedebistas indicariam o vice de Eduardo Leite –, enquanto aos prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo, e de Três Palmeiras, Claudinei Oliveira, coube a tarefa de defender a candidatura própria.
Publicidade
A convenção do MDB será no dia 31. Desde a semana passada, após a vinda do presidente nacional Baleia Rossi ao Estado, a possibilidade de aproximação com os tucanos aumentou. A ideia, porém, enfrenta forte resistência entre veteranos do partido, como os ex-governadores Pedro Simon e José Ivo Sartori.
Publicidade