O Festival Santa Cruz de Cinema anunciou, nesta segunda-feira, 26, o ator Allan Souza Lima como o agraciado com o Prêmio Tuio Becker em 2025. A honraria foi criada para celebrar a significativa contribuição do crítico santa-cruzense ao cinema, e já foi entregue para nomes como Thiago Lacerda, Marcos Breda e Julio Andrade. Protagonista na série “Cangaço Novo”, do Prime Vídeo, Allan será homenageado na 8ª edição do evento santa-cruzense, que ocorrerá de 9 a 13 de junho.
Com 18 curtas-metragens brasileiros na disputa pelo troféu Tipuana na Mostra Competitiva de 2025, o Festival entregará a honraria ao ator no dia 13 de junho, durante a Cerimônia de Premiação.
LEIA TAMBÉM: Produções audiovisuais trouxeram R$ 10 milhões à região
Publicidade
Em destaque na série “Cangaço Novo”, principal produção nacional do Prime Video, Allan nasceu em Pernambuco, onde cresceu influenciado pelo convívio com o vizinho e amigo Chico Science, ícone do movimento manguebeat. Aos 15 anos começou a estudar teatro e, mais tarde, formou-se pela CAL (Curso de Artes de Laranjeiras do Rio de Janeiro) e é diretor e sócio da Ikebana Filmes, onde também atua como produtor e roteirista.
No cinema fez sua estreia em “Cinema é a Maior Diversão” (2007) na pele de Elói, e deixou sua marca em produções como “Diálogo” (2010) e “Mais uma História” (2014). Em “Aquarius” (2016) interpretou Paulo, onde contracenou com Sônia Braga e marcou presença no Festival de Cannes. Participou, em 2017, de “Jogos Clandestinos” e “O Matador”, primeiro filme produzido pela Netflix Brasil. Atuou em espanhol no longa “A Cabeça de Gumercindo Saraiva” (2018), em francês na película “La Salamandre” (2019), e em “Sala Escura” (2020). Deu vida a Cristian Cravinhos na trilogia “A Menina que Matou os Pais” (2021-2023) e Eugênio em “Tire 5 Cartas” (2023).
Iniciou 2025 nas filmagens de “Lusco-Fusco”, longa-metragem dirigido por Bel Bechara e Sandro Serpa, onde interpreta Matias, em seguida, emendou nas gravações de “Talismã”, filme dirigido por Thais Fuginaga, interpretando Orlando.
Publicidade
A estreia de Allan na televisão aconteceu em 2007, em “Caminhos do Coração”, da Record, onde depois interpretou Judas Galileu em “Jesus”. Já na Globo atuou em “Caminho das Índias” (2009) e, em 2012 participou de um dos maiores sucessos recentes da teledramaturgia na novela “Avenida Brasil” vivendo Márcio. Ainda atuou em “A Regra do Jogo” (2015), “Órfãos da Terra” (2019), deu vida ao Padre João em “Amor Perfeito” (2023) e em 2024 esteve no ar na novela das nove “Mania de Você”.
LEIA TAMBÉM: Novidades no streaming: veja lista de lançamentos da semana
A trajetória de Allan no teatro inclui montagens como “Raimunda, Raimunda” (2013), de Francisco Pereira da Silva, e a produção de outras tantas por meio de sua produtora, Ikebana Filmes. Em 2019, dirigiu seu primeiro espetáculo, “Ao Anoitecer”, que estreou na Fundição Progresso. E em 2024 interpretou Jesus em “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, maior espetáculo a céu aberto do mundo. Entre seus trabalhos como ator, diretor e produtor, soma mais de trinta e cinco premiações em festivais nacionais e internacionais. Valendo destaque para “O Que Teria Acontecido ou Não Naquela Calma e Misteriosa Tarde de Domingo no Jardim Zoológico”, projeto que o consagrou com o Kikito de “Melhor Ator”, no Festival de Gramado de 2016.
Publicidade
Ainda no meio das artes, em 2023, lançou seu primeiro projeto fotográfico autoral “Sertão Íntimo”, em parceria com o artista visual Jota Andrade, onde as 11 obras coleção tiveram sua primeira exibição na Galeria Movimento, na Gávea, e uma nova exposição está prevista para São Paulo. Em paralelo, também está envolvido na direção de um longa-metragem que será produzido no Maranhão, previsto ainda para este ano, ampliando seu portfólio por trás das câmeras.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade