Aos 17 anos, Uiliam Henrique Mueller não imaginava que se engajar em um projeto de sustentabilidade na Escola Estadual Frederico Kops proporcionaria a chance de conhecer os Estados Unidos. Ele foi um dos três estudantes de instituições públicas gaúchas selecionados para o programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos EUA no Brasil.
O estudante do único colégio com Ensino Médio de Sinimbu vai para São Paulo em julho. Na capital paulista, passa por preparação de uma semana e depois parte à viagem internacional de duas semanas, para cursar uma qualificação em liderança e empreendedorismo.
O programa prevê a criação de um projeto com impacto social nas comunidades onde os participantes do curso vivem. Inspirado na ativista sueca Greta Thunberg, Uiliam quer trabalhar a educação ambiental e pensar numa maneira de gerar renda extra aos que aderirem à proposta.
LEIA TAMBÉM: Governo do Estado lança movimento ‘Água 360º’ na busca por sustentabilidade hídrica
Publicidade
“Sinimbu é uma cidade muito verde, mas há pessoas com uma consciência bastante retrógrada sobre aquecimento global. Muita gente não acredita na crise climática”, afirma o estudante.
Além de Uiliam, o Jovens Empreendedores selecionou no Estado Isadora Martins, aluna do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Venâncio Aires, e outro estudante de Osório. O programa escolheu 50 alunos em todo o Brasil.
Inspiração para comunidade
A diretora Anelise Cristina Nonnenmacher afirma que a mobilização para Mueller ir ao exterior inspirou os demais 213 estudantes da Frederico Kops. “Ele ter conquistado esse intercâmbio já despertou interesse nos demais.”
Publicidade
Como o desenvolvimento de projetos multidisciplinares é uma das apostas da equipe diretiva, Anelise também quer aprender com Uiliam, quando ele voltar dos Estados Unidos. “A gente espera que ele possa passar esse conhecimento para toda a escola. Eu acho que ele vai trazer muitas novidades. Nós estamos ansiosos para saber como eles desenvolvem projetos inovadores.”
LEIA MAIS: Estudante do IFSul é selecionada para intercâmbio nos EUA
Proatividade rompe fronteiras
Antes de saber que poderia ir aos Estados Unidos, Uiliam Henrique Mueller começou a estudar inglês em casa, no período de isolamento social imposto pela pandemia. As habilidades desenvolvidas foram necessárias no processo seletivo para o projeto, que se iniciou no fim do ano passado.
Publicidade
Além de tirar boas notas, o jovem é engajado nas atividades da escola. É presidente do Grêmio Estudantil, que promoveu na Páscoa um encontro com diferentes religiões para entender o significado da data em culturas diversas.
Uiliam também se destacou em projetos que envolvem toda a comunidade escolar. No ano passado, ele foi um dos estudantes escolhidos para apresentar o “FK inspirando sustentabilidade”, na feira de ciências da Unisc.
A proposta trabalha a sustentabilidade a partir da perspectiva das sociedades indígenas. O projeto desenvolve arte e ambientalismo. Vasos para samambaias e abrigos de passarinhos são construídos com uso de papelão reciclado.
A diretora da escola, Anelise Cristina Nonnenmacher, acredita que a liderança é um traço natural do aluno. “O Uiliam tem a característica de estudar em casa, de procurar”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Jaqueline Weigel – O futuro da inovação
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!