Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Alunos da Educar-se conversam com a prefeita Helena

Alunos da Escola de Educação Básica Educar-se estiveram no Palacinho da Praça da Bandeira na manhã dessa terça-feira, 7. A visita faz parte de um trabalho pedagógico sobre a história do município, características econômicas, sociais e geográficas.

O grupo com 49 estudantes da 4ª série do ensino fundamental foi recebido pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e o vice-prefeito Elstor Desbessell. No Salão Nobre, as crianças conversaram com a prefeita, fazendo diversas perguntas sobre as atribuições como mandatária do município. Questionada sobre como é administrar a cidade, ela afirmou que se sente grata por liderar uma comunidade com pessoas dispostas a colaborar e esclareceu como formou seu secretariado. “Escolhi pessoas que tivessem empatia com a população e conhecimento da área em que fossem atuar”, explicou.

A prefeita também enfatizou a atuação de entidades de classe, clubes de serviço e órgãos de segurança, parcerias indispensáveis para o êxito de diversas ações. “Isso faz com que nosso município evolua”, comentou.

Helena contou aos estudantes sobre a trajetória de vida. Órfã de pai aos 14 anos, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Anos depois, ingressaria no Banco do Brasil no primeiro concurso que permitiu a participação de mulheres. O envolvimento direto com a política surgiu quando o marido, Edmar Hermany, elegeu-se prefeito (1993-1996) e ela se tornou primeira-dama do município. Conforme Helena, todas essas experiências serviram como preparação para assumir a tarefa de governar Santa Cruz do Sul.

Indagada sobre onde busca exemplo para governar, Helena lembrou do ex-prefeito Arno Frantz. ”Foi um prefeito humano. Uma pessoa simples, com vida modesta, que foi e continua sendo uma inspiração”, respondeu. Ela salienta que, mesmo após deixar o governo, Frantz seguiu sendo querido pela população devido ao legado que construiu. “Perguntem aos seus pais quem foi o Tio Arno e todos terão uma história bonita para contar sobre ele”, afirmou.

Ela recomendou às crianças que se dediquem aos estudos para estarem preparadas para os desafios da vida. “Aproveitem essa escola maravilhosa e a preparação que estão recebendo”, sugeriu. Ao final do encontro, Helena recebeu diversos presentes, entre eles um livro com cartões postais e mensagens produzido pelos próprios alunos.

Visita didática

As professoras Márcia Murilo e Sâmera Uebel coordenaram a visita do grupo. Segundo Márcia, a escola tem trabalhado conteúdos como as atribuições do poder Executivo municipal, aspectos da história, da geografia e da sociedade santa-cruzense. As perguntas feitas à prefeita foram elaboradas pelos estudantes. Durante o encontro, eles tomaram nota das respostas e, nas próximas aulas, deverão debater sobre a experiência.

LEIA TAMBÉM: Alunos da rede municipal visitam a Prefeita Helena Hermany

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.