Na busca por um mundo melhor, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske apresentaram no sábado, 12, trabalhos voltados à sustentabilidade. Os estudantes elaboraram oito projetos.
No “Sementes do Futuro”, a turma do 3º ano demonstrou como a bergamota pode ser reaproveitada de forma sustentável. Entre as alternativas estavam receitas de bolos que têm a fruta da época como ingrediente.
Stephany Thauany Stulp, de 8 anos, ressaltou que o consumo da bergamota traz uma série de benefícios para a saúde. “E também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.”
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A orientadora do grupo, professora Marta Marcela da Silveira, explicou que o trabalho trouxe aos alunos e pais conhecimentos sobre como aproveitar as frutas que têm em suas casas. “Por meio de pesquisas, descobrimos, por exemplo, que a casca pode ser usada como adubo na horta. Também buscamos receitas para que nada fosse desperdiçado”, afirmou.
Já a turma do 5º ano desenvolveu o trabalho “Atitudes que podem mudar o mundo: Preserve e Recicle”. As alunas Laura Luiza Breunig, Camila Eduarda Stulp e Bruna Luiza Agnes e Rafaela Bianca Greine decidiram elaborar uma iniciativa para reduzir a quantidade de lixo na escola, pois ele não estava sendo corretamente destinado. Passaram 14 dias observando os pontos que mais precisavam de atenção e desenvolveram ações, criando brinquedos e outros materiais recicláveis com os dejetos em uma oficina de reaproveitamento.
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Juntas, tornaram-se guardiãs do lixo, no intuito de ajudar a natureza por meio de conscientização. Para Rafaela, de 10 anos, as pequenas atitudes podem sim mudar o planeta. “Temos que ajudar a natureza, porque sem ela nós não vivemos. Somos pequenos, mas as nossas ações podem ser gigantes”, defende.

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A orientadora do grupo, Isolde Maria Eisenhardt, destacou que a turma esteve engajada em se envolver na proteção do meio ambiente e do planeta. “Elas pesquisaram e fizeram todo um trabalho na escola em relação ao lixo. E começaram a recolher no pátio, separar e fazer a destinação correta. E vão continuar a espalhar essa sementinha para que seja feito um trabalho conjunto sobre isso”, afirmou.
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Projeto de atenção plena
A Escola Professor Affonso Pedro Rabuske aproveitou o evento para demonstrar um projeto-piloto focado no desenvolvimento psicossocial e na aprendizagem dos alunos. Sob a orientação e facilitação de Patrícia Ramos Figueiró e Rusa Roana Radtke, a iniciativa tem o objetivo de reduzir o estresse e a ansiedade entre os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
O projeto conta com a meditação por atenção plena (mindfulness), com foco especial na respiração. Por meio de práticas diárias, os jovens são convidados a se conectar com o momento presente, utilizando a respiração como uma âncora para acalmar a mente e cultivar a clareza.
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Segundo as orientadoras, cada sessão é complementada por uma reflexão diária, que os estimula a pensar criticamente sobre suas experiências, emoções e o mundo ao seu redor.
Para a orientadora Patrícia, a meditação foi um divisor na escola e proporcionou benefício aos estudantes. “Essa combinação de meditação e reflexão não só proporciona uma sensação de bem-estar e leveza, mas também faz toda a diferença para o processo de aprendizagem dos jovens. Ao desenvolver a capacidade de atenção plena, os alunos tendem a apresentar melhor foco, concentração e produtividade. Essas habilidades são cruciais para o desenvolvimento da aprendizagem”, afirma Patrícia.

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Protagonistas do próprio conhecimento
Segundo a diretora da escola, Solange Maria Ripplinger Weiss, foi a primeira vez que a tradicional mostra de projetos ocorreu no pavilhão da comunidade. A iniciativa representa uma forma de integrar as famílias nas atividades. “Elas são a base de tudo. E a escola, como extensão da família, tem tudo para dar certo.”
Na avaliação da supervisora pedagógica Elisângela Silveira Barbosa, os projetos estimulam os alunos a se tornarem protagonistas do próprio conhecimento. “Por intermédio de um problema, tentam encontrar uma solução de forma sustentável.”
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