Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

EDUCAÇÃO

Alunos da Escola Sagrada Família criam a Cooperativa Escolar Plantando Ideias

Foto: Francisco Frantz

Com o cooperativismo incluso na proposta pedagógica desde 2020, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Sagrada Família, de Linha Pinheiral, em Santa Cruz do Sul, agora tem uma cooperativa escolar. Na manhã da última sexta-feira, 3, alunos do 6º ao 9º ano dos Anos Finais realizaram a Assembleia de Fundação da Cooperativa Escolar Plantando Ideias, no Pavilhão da Comunidade Católica de Pinheiral. Os 42 associados, com apoio de assessores pedagógicos, vem desenvolvendo o projeto desde junho deste ano, com muita expectativa, estudo, aprendizado, trocas de experiências e vivência dos princípios cooperativistas.

Durante a assembleia, que contou com a presença da comunidade escolar, autoridades e convidados, foi aprovado por unanimidade o Estatuto Social. Dentre os artigos, destaque para participações em feiras, eventos e atividades de aprendizagem dentro dos objetivos da cooperativa de aprender, exercitar e promover o cooperativismo visando à educação da cooperação e a conscientização dos princípios cooperativistas. Além disso, o grupo irá promover ações sociais e de incentivo à liderança, desenvolver o empreendedorismo a partir da construção dos objetos de aprendizagens, entre outras atividades.

LEIA MAIS: Lista de contemplados com vagas nas emeis será divulgada nesta quarta-feira

Os alunos apresentaram a logomarca da Plantando Ideias, criada inspirada na comunidade e no Rio Grande do Sul, com desenhos de ramos que representam a religiosidade da localidade e de uma lâmpada representativa das ideias. O Conselho Administrativo e Fiscal foi eleito durante a assembleia, com a liderança do presidente Bruno Rayher Rabuske, 13 anos, e do vice Eduardo André Kroth, 13, que apresentaram o plano de gestão, com atividades relacionadas ao meio ambiente e à comunidade escolar. “Tenho ciência que juntos nos tornamos mais forte”, falou o jovem líder.

A professora orientadora da Cooperativa Escolar, Carla Jandrey, agradeceu a todos os envolvidos e destacou que o grupo tem muita pretensão para o ano que vem. “O cooperativismo nos trouxe novas perspectivas”, ressaltou. A diretora da EEEF Sagrada Família, Josiane Beatriz Koester Bertram, muito emocionada, destacou a implantação da disciplina de cooperativismo na escola como propulsora para participarem do Programa Cooperativas Escolares. “Hoje vocês entram para a história da nossa família”, frisou a diretora aos alunos. Para prestigiar o evento estavam as representantes do poder público estadual e municipal, respectivamente, a coordenadora Adjunta da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Salete Maria Kist, e a coordenadora pedagógica do Município, Betina Thomas.

Programa

O Programa Cooperativas Escolares é realizado pela Sicredi Vale do Rio Pardo e a Plantando Ideias é a oitava cooperativa escolar incentivada pela instituição. “O que vocês estão fazendo aqui é pela comunidade escolar. Aqui é o berço do cooperativismo, pois a cooperação começa na família. O mundo pode ser melhor e deve ser melhor. E o cooperativismo traz isso, e o processo começa pela gente”, salientou o presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry. O presidente ainda mencionou que o objetivo do programa não é promover a marca, mas, sim, fazer a diferença na vida das pessoas na busca de um mundo melhor através de práticas de cooperação. “É nisso que acreditamos”, finalizou Petry.

LEIA MAIS: IFSul está com processo seletivo em andamento

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.