Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

EDUCAÇÃO

Alunos da região conquistam medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

A child writing a complex formulae on a blackboard.Similar images:

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou, nesta terça-feira, 18, a lista de premiados da 16ª edição. Ao todo, foram inscritos 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares. Dois alunos do Vale do Rio Pardo, a Rafaela Garcez Ataydes, do Instituto Estadual de Educação Gomercinda Dornelles da Fontoura, de Encruzilhada do Sul, e o Gustavo Bernardo Muller, da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, de Venâncio Aires, conquistaram medalha de ouro. A relação completa dos premiados pode ser conferida aqui.

Ao todo, serão distribuídas 575 medalhas de ouro (duas para a região), 1.725 de prata (três para o Vale do Rio Pardo), 5.175 de bronze (sete para a região), além de 51,9 mil certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. Por aqui, vão receber prêmios as escolas Carlos Correa da Silveira, de Encruzilhada; Monte das Tabocas, de Venâncio; e Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Mais de mil pessoas ainda não retiraram o Cartão Cidadão em Santa Cruz

Esta edição da olimpíada teve a participação de 5.561 municípios, o que representa 99,84% do total de cidades do país, um número recorde na história da premiação. Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático. 

Os medalhistas que se matricularem em curso de graduação também podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os candidatos selecionados podem realizar estudos avançados em matemática simultaneamente com a graduação em qualquer área e recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq.

LEIA MAIS: Quatro turmas de educação infantil tem atividades suspensas devido à Covid-19

A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

Confira todos os estudantes premiados da região:

Medalha de ouro:

  • Rafaela Garcez Ataydes – Escola Gomercinda Dornelles da Fontoura – Encruzilhada do Sul
  • Gustavo Bernardo Muller – Escola Monte das Tabocas – Venâncio Aires

Medalha de prata:

  • Joaquim Pereira Arend – Escola Ernesto Alves de Oliveira – Santa Cruz do Sul
  • Leonardo de Freitas Weschenfelder – Escola José de Anchieta – Passo do Sobrado
  • Juliene de Abreu – Escola Carlos Corrêa da Silveira – Encruzilhada do Sul

Medalha de bronze:

  • Alexandre Augusto Calderon Maracci – Escola Ernesto Alves de Oliveira – Santa Cruz do Sul
  • Kauan dos Santos Rodrigues – Escola Duque de Caxias – Santa Cruz do Sul
  • Augusto Luiz Melz – Escola Affonso Pedro Rabuske – Santa Cruz do Sul
  • Maysa Nunes Rolim – Escola Gomercinda Dornelles da Fontoura – Encruzilhada do Sul
  • Rafaela Yasmin dos Santos – Escola Duque de Caxias – Santa Cruz do Sul
  • Pedro Henrique de Araujo da Silva – Escola Duque de Caxias – Santa Cruz do Sul
  • Felipe Thadeu Gassen – Colégio Mauá – Santa Cruz do Sul

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.